Notícias

Opinião: Por Carlito Rodrigues

A farsa da Mentira fantasiada de Oposição Sindical

A farsa da Mentira fantasiada de Oposição Sindical

123

Oposição é um exercício legítimo no regime democrático. Mas não se faz oposição apenas com críticas. Oposição é feita com propostas renovadoras e viáveis.

Oposição marginal

Praticas abomináveis, como esquentar a carteira de trabalho “para ludibriar” trabalhadores e trabalhadoras é oportunismo, não é postura de pessoas do bem, isso é coisa de bandido.

Mas, infelizmente alguns trabalhadores e trabalhadoras do bem, algumas vezes se deixam levar pela conversa diabólica desse tipo de “pilantra”. Até mesmo a direção da Federação de uma das maiores Centrais Sindicais do Brasil, também viu-se envolvida nas armações arquitetadas por este tipo de trapaceiro e acabou apoiando esta pessoa sem pensar nas consequências.

Justiça imparcial

Devemos ressaltar a conduta imparcial de uma juíza da 15ª Regional do Trabalho que acompanhou desde do início, passo a passo todo o imbróglio “arquitetado” pelo astuto pilantra. Ela entendeu que um dos lados buscou respeitar as determinações do estatuto da entidade classista, das leis, da Constituição, como também as determinações da juíza. Assim a meritíssima entendeu que o processo eleitoral era legítimo e autorizou que a votação fosse realizada, não dando ouvido às mentiras desta pessoa que tentou enganar a todos.

Gestão Transparente

A transparência foi fundamental na gestão desta diretoria do SindMetal, fato comprovado quando 95,6% dos sindicalizados devidamente habilitados compareceram às urnas para reeleger a renovada diretoria, que passou a contar com 36 integrantes onde agora 22 são novos diretores (renovação) e a presença de 8 mulheres metalúrgicas, a maior participação feminina desde sua fundação. O interesse dos associados no processo eleitoral foi digno de elogio.

Separar o joio do trigo

Oposição é um exercício legal da democracia. Assim sendo, companheiros e companheiras que pretendem fazer oposição de verdade, a gestão da diretoria renovada do SindMetal reeleita em 20 de maio de 2016, começou separando o joio do trigo, ou seja, não permitindo a participação direta, ou indireta de nenhum oportunista.

Ao longo de mais de 43 anos no movimento sindical aprendi (e sigo aprendendo) que para ser respeitado como oposicionista é preciso estar bem informado sobre tudo que diz respeito aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. Antes de expor nossa opinião sobre qualquer assunto, precisamos estar inteirados sobre o mesmo (ler, pesquisar fontes dignas, ouvir e debater com os mais experientes, etc.), caso contrário seremos levianos – e com leviandade não se conquista credibilidade. Oposição não se faz com mentiras e sim com fatos concretos que pudessem mostrar aos trabalhadores uma outra forma de administrar a entidade, fato que não ocorreu.

A apresentação de propostas renovadoras e viáveis são indispensáveis para se conquistar credibilidade e respeito. Credibilidade e Respeito não se compram, conquistam-se. Por isso, um grupo oposicionista jamais se utiliza de meios obscuros (mentiras, fofocas, propostas inviáveis, boatarias). E por isso os trabalhadores aprovaram com unanimidade a diretoria que os representará por mais 4 anos. Mais uma vitória da verdade e da Democracia!

Carlito Rodrigues é radialista e assessor do SindMetal.

Compartilhe nas Redes

Ver outras notícias

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato
TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA
03/10/2023

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato

O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5

Leia mais
Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial
LEIA A ÍNTEGRA
29/09/2023

Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial

Informações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação

Leia mais

Sindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal