Notícias

MERCADO DE TRABALHO EM CRISE

Assalariados na defensiva fazem greves contra ilegalidades e precarização

Assalariados na defensiva fazem greves contra ilegalidades e precarização

dieese1e06f42-9d56-4dd5-bf2b-b6c78b0b7cba

No primeiro semestre ocorreram 366 greves no país, segundo informações divulgadas pelo Dieese. Nada menos que 92% continuam questões defensivas na pauta.

Na esfera privada, a luta foi contra ilegalidades como atrasos salariais.

Nas estatais, contra os desinvestimentos e a precarização que acompanham os projetos de privatização.

No funcionalismo, as greves ocorreram sobretudo em resposta a perdas salariais, que tendem a ser agravadas se for aprovada a PEC 32, a famigerada reforma administrativa do governo Bolsonaro.

As greves denominadas defensivas, segundo o Dieese, são as que se caracterizam pela proteção de condições de trabalho vigentes, ameaçadas por algum tipo de deterioração; pelo respeito a condições mínimas de trabalho, saúde e segurança; ou contra o descumprimento de direitos estabelecidos em acordo, convenção coletiva ou legislação.

Paralisações que visam ao atendimento de reivindicações que ultrapassam o âmbito das relações de trabalho são classificadas como greves de protesto. E, por fim, quando uma categoria paralisa suas atividades em apoio à mobilização de outros trabalhadores, trata-se de uma greve de solidariedade.

Neste primeiro semestre, 92% das greves incluíram itens de caráter defensivo na pauta de reivindicações, sendo que tanto a menção ao descumprimento de direitos como à manutenção de condições vigentes ocuparam a mesma proporção (53%) na pauta.

As pautas defensivas, diferentes das que predominavam em tempos de prosperidade, reflete tanto a grave crise econômica, cujo principal sinal é o desemprego em massa, quanto as políticas neoliberais focadas na destruição do Direito do Trabalho e entrega do patrimônio público aos grandes capitalistas.

Leia maiores detalhes da pesquisa aqui

Portal da CTB

Compartilhe nas Redes

Ver outras notícias

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato
TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA
03/10/2023

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato

O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5

Leia mais
Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial
LEIA A ÍNTEGRA
29/09/2023

Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial

Informações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação

Leia mais

Sindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal