Seminário

Brasil sem amianto é tema de seminário que acontece em maio

amianto_20180321154656

Pesquisador da Fundacentro participa da coordenação científica do evento

O tema amianto será discutido durante a realização do 2º Seminário Internacional Brasil sem Amianto: uma abordagem da saúde do trabalhador, de 15 a 18 de maio de 2018, no Bourbon Convention Ibirapuera Hotel, em São Paulo.

A coordenação do evento é do Ministério Público do Trabalho, por meio do Programa Nacional de Banimento do Amianto e tem o apoio da Fundacentro e entidades parceiras.

De acordo com o MPT, a justificativa para a realização deste seminário vem do I Seminário Internacional do Amianto: uma Abordagem Sócio-Jurídica, ocorrido em Campinas/SP, onde foram debatidos aspectos sociais e jurídicos. Os sociais voltados a alertar a sociedade e os jurídicos, que envolvem a discussão nos Tribunais sobre a constitucionalidade do uso do amianto crisotila no país, a despeito dos compromissos assumidos pela República Federativa do Brasil quando da ratificação das Convenções 139 e 162 da Organização Internacional do Trabalho.

Especialistas nacionais e estrangeiros estarão reunidos para falar sobre os temas centrais do evento, tais como “Asbestos: cenário brasileiro atual e perspectivas”; “Conferência e debate: amianto no Reino Unido”; “Amianto: vigilância à saúde”.

A abertura do seminário será conduzida pelo Procurador-Geral do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury e pelo conferencista, Ministro Augusto César Leite de Carvalho.

Coordenação científica

A coordenação científica do seminário conta com a participação do pesquisador e médico Pneumologista da Fundacentro, Eduardo Algranti e Ubiratan de Paula Santos do INCOR/FMUSP.

Algranti possui Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1991) e é Leitor B Certificado (NIOSH/EUA) desde 1988 e é chefe do Serviço de Medicina.

Tem experiência na área de Pneumologia e Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças ocupacionais respiratórias, exposição e doenças relacionadas à sílica e ao asbesto, outras doenças ocupacionais de vias aéreas e do parênquima pulmonar e métodos de imagem em doenças ocupacionais respiratórias.

Conheça outras atividades coordenadas pelo médico Eduardo Algranti.

Mais informações sobre os palestrantes do 2º Seminário Internacional Brasil sem Amianto: umas abordagens da saúde do trabalhador podem ser encontradas no site oficial do evento. Acesse.

Por ACS/ Alexandra Rinaldi

Comentários