SINDICATO ATUANTE

SindMetal integra reunião do Coletivo Nacional de Saúde da CTB

IMG-20160609-WA0009

 O diretor Tiago Maestro de Souza, do SindMetal, representante do Coletivo Nacional de Saúde da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e o engenheiro de Segurança e Saúde do Trabalho do Sindicato, Eduardo Martinho Rodrigues participaram, ao lado de dirigentes sindicais classistas de vários estados, da reunião realizada pelo grupo na cidade de Salvador – BA. O encontro, que acontece trimestralmente para analisar a conjuntura e planejar as ações do Coletivo, aconteceu nos dias 17 e 18 de junho na sede da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe – FEEBBASE.

    O evento começou com a apresentação da nova secretária de Saúde da CTB Bahia, Cherry Almeida, que substitui Jaíra Santiago, falecida no final de 2015. “Temos o compromisso de tocar em frente o legado da companheira Jaíra, com a mesma alegria e respeito que ela sempre defendeu o SUS, a Previdência e a saúde do trabalhador. Vamos trabalhar pelo fortalecimento dos núcleos de saúde dos sindicatos e sua integração na luta em defesa da universalização da saúde”, ressaltou Cherry.

   A reunião prosseguiu com a exposição de Caio Botelho, dirigente Nacional do PCdoB e da União da Juventude Socialista (UJS), que sobre os ataques do governo ilegítimo de Michel Temer aos direitos dos trabalhadores, inclusive na área de saúde, com a redução dos investimentos na área e as ameaças de desmonte do Sistema Único de Saúde. O dirigente da CTB e conselheiro estadual de Saúde, Francisco Silva, falou ainda sobre os principais problemas envolvendo a Previdência Social e o financiamento do SUS.

IMG-20160618-WA0056 20160617_152325

   O engenheiro do SindMetal, Eduardo Martinho Rodrigues, discursou sobre as Normas Regulamentadoras 12 e 13, e também sobre as demandas das reuniões da Comissão Tripartite Permanente Partidária, ao qual faz parte ao lado do diretor Tiago Maestro de Souza.

   Para o diretor, o encontro foi bem produtivo, com muito conhecimento a ser adquirido. “Foi possível aprender muita coisa, principalmente em relação ao Sistema Único de Saúde – SUS, o qual nós do Sindicato não tínhamos muito conhecimento”, conta Tiago.

 IMG-20160607-WA0048

 Integrante do Coletivo Nacional, o secretário de Sáude da Feebbase, Fernando Dantas, destacou a importância dos encontros para o fortalecimento da luta em defesa da saúde do trabalhador. “A relevância é ainda maior neste momento de tantas ameaças aos direitos no país, com um governo que já deixou clara a sua intenção de mexer na aposentadoria e no SUS, dificultando a acesso e abrindo caminho para a privatização dos serviços”, disse.

IMG-20160609-WA0009

   O encontro contou com a participação de 43 representantes dos estados da Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Fonte: FEEBBASE com informações do SindMetal

Comentários