Notícias

FITMETAL/CTB

Movimento sindical irá ocupar Brasília em maio

Movimento sindical irá ocupar Brasília em maio

A mobilização contra as reformas da Previdência (PEC 287/16) e trabalhista (PLC 38/17) tem surtido efeitos positivos. A primeira está parada na Câmara depois de ter sido aprovada na comissão especial na última terça-feira (9). O governo não reúne os 308 votos mínimos para aprová-la, em primeiro turno, no plenário da Câmara. Planeja colocá-la em pauta em junho, quando estima ter entre 320 e 330 votos para aprova-la. Sabe-se lá o que vai fazer para reunir esses votos.

A reforma trabalhista está em discussão no Senado e segue ritmo de debates mais equilibrado que na Câmara. Não que não tenha havido debates na Casa inicial, mas esses não surtiram nenhum efeito, pois o relator lá, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), desconsiderou todas as considerações, sugestões, propostas e alertas dos que divergiam da proposta e do seu conteúdo. A prova disso é que a proposta do governo, que já era ruim, ficou pior.

Segundo Marcelino da Rocha, presidente da Fitmetal, a Federação vai participar com uma caravana importante de metalúrgicos, principalmente de Minas Gerais. Com destaque para os companheiros de Três Marias (MG). “É um dia Nacional convocado pelas Centrais Sindicais e os metalúrgicos como uma das categorias mais prejudicadas pela reforma Trabalhista, tem que jogar um papel importante”, diz.

Para o dirigente, a mobilização do movimento social e sindical está crescente desde o 15 de março pela marcha contra a reforma da Previdência, que teve grande participação popular. “Somada a Greve Geral do dia 28 de abril e as comemorações e manifestações no 1º de maio, dia do trabalhador, o próximo dia 24 de maio será um dia determinante para que nós continuemos a pressão contra o Congresso Nacional e contra os retrocessos que vem sendo aprovados”, afirma Marcelino.

Calendário de mobilização

Diante desse cenário, as centrais sindicais decidiram intensificar ações de pressão no Congresso Nacional nesta semana, de 15 a 19 de maio, com mobilização em Brasília prevista para quarta-feira (17). E para o dia 24 está confirmada a “Marcha e ‘Ocupação’ de Brasília”.

Nesta quarta (17) vai haver um mutirão de visitas aos gabinetes dos senadores e a intensificação do trabalho de pressão que tem sido feito pelos representantes da classe trabalhadora no Congresso Nacional.

  1. Fotos Manchete Padrão*Com informações Diap

Compartilhe nas Redes

Ver outras notícias

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato
TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA
03/10/2023

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato

O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5

Leia mais
Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial
LEIA A ÍNTEGRA
29/09/2023

Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial

Informações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação

Leia mais

Sindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal