SAÚDE DO TRABALHADOR

Representantes do SindMetal são eleitos membros Do Conselho Gestor do CEREST-Amparo

O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador -CEREST/Amparo (um serviço regional especializado na área de saúde do trabalhador e que tem como principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho) realizou, no dia 7 de junho, a eleição para o Conselho da entidade, que visa a estabelecer a comissão do Conselho Gestor formada por usuários da Saúde Familiar de Amparo, gestores de Saúde, sindicalistas, participantes de associações de bairro e demais cidadãos amparenses que estivessem dispostos a participar.  Os novos eleitos agora fazem parte do Conselho Gestor, que tem duração de 2 anos.

Dois membros do SindMetal que já faziam parte do Conselho gestor do Cerest foram novamente eleitos. Tiago Maestro, diretor do Sindicato e Eduardo Martinho Rodrigues, engenheiro de Segurança do Trabalho, auxiliam o Cerest-Amparo desde a sua fundação em 2004, integrando e colaborando com a equipe em Amparo com jurisdição em mais 16 municípios onde é referencia técnica: Águas de Lindóia, Bragança Paulista, Holambra, Jaguariúna, Joanópolis, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem.

Para Tiago, participar deste conselho é fundamental na Saúde do Trabalhador. “O Sindicato deve sempre colaborar com o Conselho Gestor para que os trabalhadores possam ser melhor atendidos e desta forma reconhecer e tomar as devidas providências em casos de doenças do Trabalho”, afirma.

SINDMETAL E CEREST UNIDOS

Apesar de ter diminuído sensivelmente nos últimos anos graças a ações sindicais e do Cerest, um dos grandes problemas que ocorrem hoje nas empresas instaladas pelo Circuito das Águas e Região é a precariedade na notificação dos acidentes de trabalho. Por não existir um sistema eficiente de integração entre os órgãos responsáveis por zelar pela integridade do trabalhador, em muitas situações é possível que o empregador tente driblar a lei deturpando a natureza do problema para minimizar suas responsabilidades.

Há muitos anos, o SindMetal vem auxiliando o CEREST a mudar este quadro. Já articulou algumas vezes com o poder público para tentar o fortalecimento CEREST, órgão do qual é um dos co-fundadores, em 2004.

68fd1d661976b9d8b879f7809970f2e8_XL

O QUE É O CEREST

O Cerest é um serviço público de saúde especializado que atende qualquer trabalhador com problemas de saúde que possam ser causados ou agravados pelo trabalho, que são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família, Centro de Especialidades, Sindicatos de Trabalhadores, entre outros.

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

Existem dois tipos de Cerest: os estaduais e os regionais.

Cabe aos Cerest promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas,  fortalecer a articulação entre a atenção básica, de média e alta complexidade para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho, em especial, mas não exclusivamente, aqueles contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho ou de notificação compulsória.(Portaria nº 2.728/GM de 11 de novembro de 2009). Nesta condição, o Cerest, presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho; realiza promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores; investiga as condições do ambiente de trabalho, utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância em Saúde; investiga acidentes de trabalho graves, fatais e envolvendo menores de 18 anos de idade. Quem pode ser atendido: Trabalhador encaminhado pela Rede Básica de Saúde e sindicatos; Trabalhador que busca o serviço espontaneamente; Trabalhador formal, informal e autônomo; Trabalhador inativo acometido de doença relacionada ao trabalho exercido.

O CEREST-AMPARO

CartaoVisita CEREST FRENTE

Fica localizado na Avenida Bernardino de Campos, 207 Centro – Amparo. Fone: (19) 3808-5327 ou (19)3808-6405 CEP 13900-400 E-mail: crst@amparo.sp.gov.br

 

Fonte: Assecom SindMetal

Comentários