Secretaria de Saúde, Trabalho e Previdência

BRASIL TEM UM ACIDENTE DE TRABALHO A CADA 45 SEGUNDOS

130 x 65

São amputações, contusões, esmagamentos e fraturas. A maior parte desses acidentes são lacerações ou cortes. Nos últimos cinco anos, quase 45 mil trabalhadores sofreram alguma lesão do gênero.

É o caso da paraense Alcione Viana, que sofreu um acidente. “Eu trabalhava num açougue e um rapaz pediu para eu moer carne. Eu não tinha experiência nenhuma. Minha mão prendeu na máquina e arrancou meus dedos. Depois, eu tive que ir para o hospital fazer amputação”.

Mas se engana quem pensa que acidente de trabalho é apenas aquele que deixa sequelas no corpo. Depressão, síndrome do pânico e outras síndromes de ordem mental também se enquadram nesse conceito…….Continuar lendo…..

AUDIÊNCIA NA ALESP APONTA MAIORES DEVEDORES DO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO

Padrão Portal

A CTB São Paulo participou do debate “Devedor Contumaz: o grande causador do déficit previdenciário”, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Juristas, magistrados, procuradores, deputados estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil, reuniram-se, na manhã da quinta-feira (14), para discutir os principais devedores do sistema previdenciário no Brasil.

Aberto ao público, o evento discutiu os impactos causados pelo devedor contumaz, aquele que faz do não pagamento de dívidas e tributos uma fonte de renda. Quando, por exemplo, uma empresa deixa de recolher tributos, é possível reduzir o custo de seus produtos. Assim, além do prejuízo aos cofres públicos, promove a concorrência desleal……Continuar Lendo……

SINDMETAL ABRE CURSO GRATUITO SOBRE RUÍDO E VIBRAÇÃO (CAPACITAÇÃO)

Padrão PortalPRÉ-CADASTRO PARA PARTICIPAÇÃO DO I CURSO DE CAPACITAÇÃO EM RUÍDO E VIBRAÇÃO.

Data:  01/08/2017 à 24/08/2017
Horário: 08h às 12h
Local do Curso:  Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região

 Importante 

ATENÇÃO: LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ANTES DE EFETUAR O CADASTRO.

As pré-inscrições deverão fazer pelo telefone (19) 3837-8600

Inscrições 

ATENÇÃO: LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ANTES DE EFETUAR O CADASTRO. continuar lendo….

SINDMETAL REALIZA CURSO GRATUITO SOBRE RISCOS QUÍMICOS (SEGURANÇA NO TRABALHO)

DSC0006-300x199O Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região – SindMetal, promoveu em sua sede de Jaguariúna no dia 29 de julho (sábado), um curso gratuito de Capacitação sobre “Riscos Químicos”  aos trabalhadores da região. O curso foi ministrado pelo especialista em engenharia de Segurança do Trabalho, Eduardo Martinho Rodrigues, no período das 8h a 12h. Continuar lendo…..

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO NÃO TEM O QUE COMEMORAR (27 DE JULHO)

No dia 27 de julho celebramos o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho.DSC0006-300x199Entretanto, a data não surgiu por simples ‘preocupação com o trabalhador’, afirma Tiago Maestro de Souza, diretor do SindMetal. “No início da década de 70, o  Banco Mundial decidiu cortar todos os  financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido”. Conforme ele afirma, naquela época os acidentes eram muito comuns, resultantes da falta de cuidados e sem  implantações de sistemas de proteção, prevenção e segurança. “Então, preocupado com a falta do dinheiro do banco mundial, o então presidente Figueiredo publicou as  portarias nº 3236 e 3237, em 27 de julho de 1972. Segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos profissionais sofriam lesões. Continuar lendo….

TRABALHADORES DA FLEXTRONICS ELEGEM CIPEIROS COM INSPEÇÃO DO SINDMETAL (SEGURANÇA NO TRABALHO)

A eleição, que contou com inspeção e controle do SindMetal, ocorreu na mais perfeita ordem, onde votaram mais de 2400 trabalhadores escolhendo seus candidatosfrexNos dias 03 e 04 de julho o Sindicato acompanhou a realização da eleição da CIPA ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na empresa Flextronics, em Jaguariúna. Trabalham diretamente na empresa mais de 3.500 trabalhadores, sendo mulheres em grande maioria (70%). Entretanto, dos 73 candidatos dos três turnos de trabalho, apenas 28 foram do sexo feminino. Continuar lendo…..

REPRESENTANTES DO SINDMETAL SÃO ELEITOS MEMBROS DO CONSELHO GESTOR DO CEREST-AMPARO (SAÚDE DO TRABALHADOR)

DSC0006-300x199O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador -CEREST/Amparo (um serviço regional especializado na área de saúde do trabalhador e que tem como principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho) realizou, no dia 7 de junho, a eleição para o Conselho da entidade, que visa a estabelecer a comissão do Conselho Gestor formada por usuários da Saúde Familiar de Amparo, gestores de Saúde, sindicalistas, participantes de associações de bairro e demais cidadãos amparenses que estivessem dispostos a participar.  Os novos eleitos agora fazem parte do Conselho Gestor, que tem duração de 2 anos. Continuar lendo……

DIRIGENTES DO SINDMETAL PARTICIPAM DE CONGRESSO DE METALÚRGICOS (NOSSA FEDERAÇÃO)

congressoCinco diretores do SindMetal agora compõe a nova diretoria da federação. O presidente  José Francisco Salvino – Buiú é  responsável pela secretaria de Política Institucional e o diretor Tiago Maestro, pela secretaria de Saúde e Meio Ambiente. Integram também a nova diretoria da Fitmetal, Sandra Mara e Wellington Guilherme, ambos como diretores plenos e Ângela Martinez como suplente de Conselho Fiscal da entidade. Continuar lendo…..

CEREST-AMPARO CONVOCA MUNÍCIPES PARA PARTICIPAR DE ELEIÇÃO (SAÚDE DO TRABALHADOR)

CerestO Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST-Amparo) está com eleições marcadas para o dia 7 de junho de 2017. A entidade está convocando usuários da Saúde Familiar de Amparo, sindicalistas, participantes de associações de bairro ou mesmo somente cidadãos amparenses dispostos a participar.  Fazendo parte do conselho gestor, o munícipe pode contribuir de forma a melhorar as consultas, exames médicos e outras reivindicações. Continuar lendo…..

SINDICATO APOIA O DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRABALHO (28 de abril)

28abrilA Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Continuar lendo………

EFEITOS DA PEC DA PREVIDÊNCIA: ACESSO RESTRITO, REMUNERAÇÃO MENOR (Brasil)

noticias_1425749471Entre os prováveis efeitos da reforma da Previdência, estão maior dificuldade de acesso a aposentadorias e benefícios, o que reduzirá o tempo de aposentadoria, além da redução de benefícios, diz a economista do Dieese, Fátima Guerra, citando ainda “estímulos explícitos e implícitos” à previdência privada.

Durante seminário promovido pelo instituto e por centrais sindicais, que continua nesta quarta-feira (8), ela apresentou detalhes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, em nota técnica elaborada pelo Dieese denominada A minimização da Previdência pública. Continuar lendo……..

PATRÕES QUEREM TIRAR A SEGURANÇA DOS TRABALHADORES (NR12)

nr12recContinuando a reação em cadeia que vem assolando a categoria trabalhadora desde a queda da presidenta Dilma Roussef, agora os patrões querem “desregulamentar o que já está regulamentado”, afirma Tiago Maestro, diretor do SindMetal e representante da Tripartite que debate a Norma Regulamentadora 12 (NR12), que dispõe sobre a Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Continuar lendo……..

SINDMETAL APOIA CAMPANHA CONTRA CÂNCER DE PRÓSTATA (NOVEMBRO AZUL)

14917187_1128165597239399_3128118690096751307_oDepois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois no dia (17) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Conforme explica o presidente José Francisco Salvino – Buiú, o SindMetal apoiou o evento das mulheres em Outubro e agora apoia o Novembro Azul. “Consideramos a saúde do trabalhador como fundamental, por isso, além dos cuidados que já temos no dia-a-dia na fiscalização dentro das fábricas, na busca pela transparência nas eleições de CIPA, entre outras, também apoiamos as campanhas contra o Câncer”, explica. Continuar lendo…….

MAIS RETROCESSOS: TEMER QUER ACABAR COM SEGURANÇA DO TRABALHO NAS INDÚSTRIAS (EXCLUSIVO – FITMETAL)

maxresdefaultA Norma Regulamentadora 12 (NR 12), de Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos, do Ministério do Trabalho, tem sido um dos principais alvos do governo de Michel Temer. A última revisão da Norma, em 2010, foi realizada a partir de discussões entre Governo, empresas e empregados, por meio da Comissão Nacional Tripartite de Trabalho (CNTT). A revisão estabeleceu novos aspectos quanto à segurança do trabalho como: projeto da máquina, proteções fixas, adoção de soluções monitoradas, placas de aviso, treinamentos, entre outros. Continuar lendo…….

EXPOSIÇÃO DE FOTOS QUE ACONTECE EM AMPARO DENUNCIA RISCOS À SAÚDE DO TRABALHADOR (DE 8 A 30 DE AGOSTO)

expoCOMEÇA HOJE – Com o intuito de alertar os trabalhadores e trabalhadoras sobre os riscos em seu ambiente de trabalho de forma original e criativa, a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo solicitou a todas as Vigilâncias Sanitárias e Centros de Referência de Saúde do Trabalhador do Estado para enviar fotografias de diversas situações de risco envolvendo vistorias,  autuações entre outras que possam ser verficadas o risco de saúde e integridade física dos trabalhadores. Continuar lendo…..

MOVIMENTOS SOCIAIS REALIZARÃO 2ª MARCHA EM DEFESA DA DA SAÚDE, DA SECURIDADE SOCIAL E DA DEMOCRACIA (O SUS NÃO PODE PARAR)

materiatiagoOs movimentos sociais e sindical, articulados com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizam no próximo dia 6 de julho, a 2ª Marcha em Defesa da Saúde, da Seguridade Social e da Democracia. O objetivo é reunir mais de 20 mil pessoas, em Brasília.

A marcha visa reafirmar a necessidade de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em defesa de uma saúde pública universal, e denunciar os ataques à democracia, e aos direitos da classe trabalhadora conquistados a duras penas. Continuar lendo…….

SINDMETAL INTEGRA REUNIÃO DO COLETIVO NACIONAL DE SAÚDE DA CTB (SINDICATO ATUANTE)

IMG-20160609-WA0009O diretor Tiago Maestro de Souza, do SindMetal, representante do Coletivo Nacional de Saúde da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e o engenheiro de Segurança e Saúde do Trabalho do Sindicato, Eduardo Martinho Rodrigues participaram, ao lado de dirigentes sindicais classistas de vários estados, da reunião realizada pelo grupo na cidade de Salvador – BA. O encontro, que acontece trimestralmente para analisar a conjuntura e planejar as ações do Coletivo, aconteceu nos dias 17 e 18 de junho na sede da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe – FEEBBASE. Continuar lendo…….

SindMetal realiza mais um curso de CIPA

DSC_0024Com uma abordagem rápida e objetiva, o SindMetal realizou no dia 19 de março mais um curso de CIPA – Comissão Interna de Prevenção de acidentes focando a Norma Regulamentadora NR-5 e seus principais aspectos. O evento, que aconteceu na Casa do Médico, em Amparo, contou com a participação de diretores, associados e Cipeiros do SindMetal. Continuar lendo……

 SINDICATO REIVINDICA MEDIDAS CONTRA CALOR EXCESSIVO NA INBRASC (NR17)

noticia5

Na Pauta o Sindicato solicita a imediata adoção de medidas coletivas que diminuam os níveis de calor no ambiente de trabalho, mediante a instalação de mecanismos técnicos de controle, como ventilação do ambiente, resfriamento localizado sobre as fontes de calor, sistemas de exaustão, entre outras. Continuar lendo.…..

ACIDENTES DE TRABALHO E CAT – SAIBA MAIS (Segurança do Trabalhador)

Viuvas-do-Trabalho-1-Materiais-de-trabalho

Muitos trabalhadores têm dúvidas quanto ao acidente de trabalho: quando deve ser considerado e o que fazer. Veja aqui nesta seção tira-dúvidas esta questão que envolve Saúde e Segurança do Trabalho e Direito do Trabalho. Continuar lendo………..

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E MATERIAIS ELÉTRICOS DE JAGUARIÚNA, AMPARO, PEDREIRA, SERRA NEGRA E MONTE ALEGRA DO SUL - SINDMETAL