SEGURANÇA NO TRABALHO

SindMetal realiza curso gratuito sobre riscos químicos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região – SindMetal, promoveu em sua sede de Jaguariúna no dia 29 de julho (sábado), um curso gratuito de Capacitação sobre “Riscos Químicos”  aos trabalhadores da região. O curso foi ministrado pelo especialista em engenharia de Segurança do Trabalho, Eduardo Martinho Rodrigues, no período das 8h a 12h.

_DSC0006

No primeiro bloco, entre outros assuntos, o palestrante discursou sobre a exposição a substâncias químicas e os efeitos à saúde dos trabalhadores nas indústrias em geral. Já na segunda parte do evento e  após a integração dos participantes, o curso teve a discussão e apresentação de conteúdo específico com informações essenciais para as atividades em ambientes de trabalho com a presença de perigos químicos. “Buscamos a conscientização e construção de argumentação técnica para ser disseminada para todos trabalhadores expostos ou não expostos e que em geral desconhecem os principais efeitos para o organismo das exposições com substâncias químicas”, explicou Eduardo.

Como desenvolvimento do processo de  capacitação os alunos puderam examinar atentamente durante a apresentação que as empresas constroem estratégias que privilegiam a produção, ou seja, que as atividades são planejadas, programadas e executadas em função dos prazos de produção, e à revelia do quanto e como podem afetar os trabalhadores, considerando-se ainda que no atual momento da flexibilização da legislação trabalhista o empregador encontra-se avesso a qualquer controle social pelos trabalhadores.

DSC_0013

Ao término do curso, o presidente do Sindicato José Francisco Salvino-Buiú falou da importância da participação de todos para que se possa atuar dentro das fábricas e ainda ajudando os cipeiros das empresas sobre as atuações necessárias e cabíveis para a saúde e segurança do trabalhador.

Fonte: Assecom SindMetal

Comentários