19 de MARÇO

SindMetal realiza mais um curso de CIPA

DSC_0024

Evento foi aberto a Cipeiros e demais associados da entidade

Com uma abordagem rápida e objetiva, o SindMetal realizou no dia 19 de março mais um curso de CIPA – Comissão Interna de Prevenção de acidentes focando a Norma Regulamentadora NR-5 e seus principais aspectos. O evento, que aconteceu na Casa do Médico, em Amparo, contou com a participação de diretores, associados e Cipeiros do SindMetal.

O evento foi idealizado pela secretaria de Segurança, Saúde e Previdência, que é comandada pelo diretor Tiago Maestro de Souza, e coordenado pelo professor e engenheiro de Segurança do Trabalho do SindMetal, Eduardo Martinho Rodrigues, que também foi um dos palestrantes do curso.

Também palestrante, Fernando Chrisanto Soares, engenheiro de Segurança do Trabalho da Prefeitura Municipal de Pedreira, abordou assuntos do dia-a-dia de seu trabalho no município, como a conscientização dos empresários e os principais problemas por muitas vezes encontrado na execução do ofício. “Ter um departamento próprio de Segurança do Trabalho no município é fundamental e Pedreira tem sido um exemplo neste setor perante a outras cidades”, afirma Fernando. Para ele, os principais problemas enfrentados por trabalhadores metalúrgicos da base do SindMetal são o calor e ruído excessivo. “O layout e a disposição das máquinas também é um problema comum nas empresas deste setor”, afirma.

DSC_0017

No curso também participaram como convidados Roseli Araújo e Afonso Junior, ambos do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Campinas. Afonso cita o assédio moral como um dos problemas que passa despercebido mas que deve ser avaliado pelos Cipeiros. “Temos um caso aqui em Campinas que o assédio moral levou o trabalhador à morte”, cita ele.

O SindMetal realiza cursos similares de duas a três vezes por ano, por entender que é necessário conscientizar os trabalhadores dentro das empresas quanto a sua segurança e de seus colegas. “Por isso estamos sempre idealizando cursos como este no intuito de levar a informação ao maior número de trabalhadores e esperando que estas informações possam se multiplicar dentro da fábrica”, afirma o presidente do SindMetal, José Francisco Salvino – Buiú.

Fonte: Assecom SindMetal

Comentários