Neste sábado, 21 de setembro, comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, conforme data instituída pela Lei nº 11.133/2005. O objetivo da data é reconhecer direitos e refletir sobre políticas e ferramentas para inclusão de pessoas com deficiência. Entre elas, o aprimoramento de formas de comunicação e informação, de mecanismos de estímulo à inclusão no mercado de trabalho, de mobilidade urbana e soluções arquitetônicas.
Segundo os resultados da PNAD Contínua – Pessoas com Deficiência 2022 do IBGE, o Brasil tem hoje mais de 18 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 8,9% da população. Nos indicadores sobre educação, a taxa de analfabetismo entre esse segmento da população é quase cinco vezes maior que a geral (19,5% contra 4,1%); a conclusão do ensino básico é menor (25,6% contra 57,3%); e 78,8% da população com deficiência estuda em escolas públicas.
Em ambientes de trabalho, a proporção de pessoas com deficiência é de 29,2% contra 62,7% da taxa geral. O objetivo da campanha em torno da data é ressaltar a importância da implantação de ações sistêmicas, transversais, intersetoriais, interfederativas e participativas, que garantam os direitos civis, econômicos, sociais, culturais e ambientais de pessoas com deficiência e suas famílias.
O SINDMETAL Jaguariúna e Região apoia e está engajado nas lutas pela inclusão e no reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência na sociedade e no ambiente de trabalho.
A vitória do Sindicato na Forlux Pedreira representa um marco importante na luta dos trabalhadores por melhores condições salariais e
Leia maisUm estudo divulgado pelo Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal sugere que a implementação de uma taxação adicional sobre rendimentos
Leia maisSindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal