O dia do surdo foi oficializado no Brasil em 2008 e a data escolhida para comemorar esse dia tão importante foi 26 de setembro em homenagem à fundação da primeira escola de surdos no país, o INES — Instituto Nacional De Educação de Surdos.
Em comemoração à essa data, o SINDMENTAL — Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região promoveu no sábado, dia 28 de setembro, no Taquaral em Campinas, um encontro inédito com vários trabalhadores surdos da categoria, tendo como anfitriãs a diretora Gercilene Alves, que é deficiente auditiva, e a vice-presidente Luciana Arcanjo Nunes, tradutora de Libras, além da participação do presidente José Salvino – Buiú, do diretor Tiago Maestro e da diretora Lucineide Pimentel.
Servidos com um delicioso café da manhã, os trabalhadores surdos puderam entender o papel do sindicato na defesa de seus direitos através de um animado bate-papo com dicas, sugestões e ideias dos próprios deficientes auditivos para a melhor inclusão e acessibilidades nas fábricas onde trabalham.
Para melhor atende-los, o SINDMETAL decidiu criar um comitê especial visando oferecer um apoio mais qualificado e assim entender as necessidades de cada um de maneira individual. Foi, sem dúvida, um dia de muito aprendizado e troca de experiências para ambas as partes.
Fotos – Tiago Maestro de Souza (MTB: 58673)
Em novembro, o Brasil se une a uma campanha global que visa aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata,
Leia maisEm um momento em que a luta por direitos trabalhistas ganha cada vez mais relevância, a assembleia realizada pelo SindMetal
Leia maisSindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal