FitMetal

FITMETAL – A Federação do Seu Sindicato!

di_conclat_2010_06_01_ctb

A fundação da FITMETAL – Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil aconteceu num dos momentos mais importantes para a classe trabalhadora do país. Ela nasceu em 1º de junho de 2010, em São Paulo, durante a realização da Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), maior evento sindical desde a redemocratização do país, com a presença de mais de 30 mil trabalhadores e trabalhadoras.

A FITMETAL é resultado da união de dirigentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), além de organizações sindicais independentes. Durante meses, lideranças de sindicatos de metalúrgicos de todo o Brasil discutiram a união dessas entidades, que estavam sem voz nas questões nacionais no que se refere às batalhas políticas e sindicais da classe.

Desde sua fundação, a FITMETAL está ligada diretamente à rica história dos metalúrgicos e metalúrgicas do país. Em seu seio, estão as duas entidades sindicais mais antigas do Brasil: Metalúrgicos do Rio de Janeiro e da Bahia criados em 1917 e 1919, respectivamente. Além dessas importantes bases, a FITMETAL conta ainda com a filiação de sindicatos dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas, Santa Catarina, Pernambuco e Maranhão, representando mais de 450 mil metalúrgicos.

A FITMETAL é uma entidade independente, que pode agregar sindicatos filiados a qualquer outra central sindical, sem quaisquer vínculos com governos e representações patronais. Seus dirigentes lutam pela unidade de ação no ramo metalúrgico, tendo como prioridade a luta pelo desenvolvimento e a valorização do trabalho.

Durante sua fundação, com a presença de mais de 300 metalúrgicos e metalúrgicos vindos de todas as regiões do Brasil, a FITMETAL ratifico também o início de suas atividades de caráter internacionais, filiando-se à União Internacional Sindical de Metalúrgicos e Mineiros (UIS MM) e à Federação Sindical Mundial, ação corroborada pelo secretário para as Américas da FSM, Ramón Cardona

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E MATERIAIS ELÉTRICOS DE JAGUARIÚNA, AMPARO, PEDREIRA, SERRA NEGRA E MONTE ALEGRA DO SUL - SINDMETAL