SEGURANÇA NO TRABALHO

Trabalhadores da Flextronics elegem cipeiros com inspeção do SindMetal

Nos dias 03 e 04 de julho o Sindicato acompanhou a realização da eleição da CIPA ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na empresa Flextronics, em Jaguariúna. Trabalham diretamente na empresa mais de 3.500 trabalhadores, sendo mulheres em grande maioria (70%). Entretanto, dos 73 candidatos dos três turnos de trabalho, apenas 28 foram do sexo feminino.

A eleição, que contou com inspeção e controle do SindMetal, ocorreu na mais perfeita ordem, onde votaram mais de 2400 trabalhadores escolhendo seus candidatos

Durante toda a votação, o sindicato se fez presente e também acompanhou a apuração dos votos para assegurar que tudo seria feito conforme o estabelecido na legislação. Na noite da apuração,   apenas uma das candidatas, a Menininha  (nº41) permaneceu do começo ao fim da contagem dos votos na área de treinamento. Eleita, vibrou ao constatar cada voto dado. A empresa, através de sua engenheira de segurança, diz que todos os candidatos foram convidados a participar da apuração.

82ebda4c-47fb-4a6a-9773-7407d431d6f9

(destaque: diretor Tiago Maestro acompanhando a apuração durante toda a madrugada)

Este ano, o número de candidatos foi inferior ao de 2016. No entanto, a disposição dos trabalhadores em eleger seus representantes foi grande, como se pode constatar pela presença nas urnas. Ao todo, foram eleitos 11 titulares e 9 suplentes.

Apesar do número predominante de mulheres na empresa, apenas 4 candidatas elegeram-se entre os titulares e 4 entre os suplentes. Os eleitos, homens e mulheres, terão a importante tarefa de representar a todos que convivem no “chão de fabrica”.

O SindMetal se coloca a disposição de todos os eleitos, dos que não se elegeram e também dos demais trabalhadores para apoiar e auxiliar na luta por condições dignas no cumprimento de seus afazeres durante a jornada e um melhor Ambiente de trabalho, onde o respeito aos trabalhadores seja a palavra de ordem do dia a dia.

CIPA – Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho começa aqui!

Fonte: Assecom SindMetal/ Joaquim Amorim 

Comentários