Notícias

ALERTA FLEXTRONICS

Trabalhadores se queixam de diversos problemas na fábrica

Trabalhadores se queixam de diversos problemas na fábrica

flex01

Assédio Moral, desconto de atrasos provocados pela empresa, falta de acessibilidade são algumas entre várias reclamações apontadas pelos funcionários

Após uma série de denúncias realizadas pelos trabalhadores, o Sindicato irá CONVOCAR a empresa a solucionar um a um, caso contrário, todos devem se mobilizar. “Nós conseguimos nossos direitos com o apoio do Sindicato mas principalmente com a força dos trabalhadores. Vamos ver o que a empresa responde, caso não tome as providências necessárias, vamos todos nos unir pra forçá-los a resolver”, afirma o presidente José Francisco Salvino – Buiú.

VEJA AQUI O QUE OS TRABALHADORES ESTÃO RECLAMANDO

1- ADICIONAL NOTURNO IRREGULAR

Trabalhadores do 3º turno reivindicam o adicional noturno em seus horários pois a empresa paga somente até as 5h da manhã, sendo que eles saem às 6h30. “Nós entendemos aqui no Sindicato que eles devem receber o adicional noturno por todo o período trabalhado, pois a legislação trabalhista é clara quanto a isto e, se preciso, iremos acionar nosso departamento jurídico como já fizemos em outras empresas com sucesso”.

2- FÉRIAS SEM AVISO

Segundo a convenção coletiva do trabalhador e a CLT, a empresa deverá avisar com 30 dias de antecedência quando decidir dar férias ao funcionário. Entretanto não é isso que está acontecendo. “Estamos vendo alguns casos que a empresa está forçando o trabalhador a sair de férias em cima da hora, o que não dá tempo para a pessoa se programar e está completamente fora do que obriga a legislação”, afirma Buiú.

3- HORÁRIO DE CAFÉ DO 3º TURNO

Como é sabido, o terceiro turno tem horário de 15 minutos de pausa para café. Entretanto, o local onde está instalado o ponto de controle de entrada e saída e o local do café são distantes, o que faz o funcionário perder entre 2 a 3 minutos para chegar ao local, perdendo então de 4 a 7 minutos somente no percurso. “Desta forma o horário acaba sendo compactado demais, não dando ao trabalhador o efetivo descanso que o horário prevê. Pelo que percebemos, os pontos eletrônicos da empresa estão mal posicionados, ocasionando desconto por atrasos e perda do tempo de descanso dos trabalhadores, o que precisa ser revisto imediatamente”.

4- ASSÉDIO MORAL É CRIME!

Trabalhadoras do 1º turno têm se queixado constantemente do comportamento agressivo de uma certa Supervisora de Segurança. Conforme elas relatam, a supervisora tem se portado de forma agressiva com elas, adentrando nos vestiários aos gritos, ameaçando no refeitório, o que tem gerado o medo e insegurança, e por consequência, o desempenho das trabalhadoras em seus setores. “O Sindicato vê isso claramente como Assédio Moral e lembra a empresa e aos trabalhadores que é crime. Iremos cessar isto o quanto antes, este tipo de comportamento não se pode permitir”.

5- PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

O Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa. Sabemos que, apesar de ser OBRIGAÇÃO da empresa, o mesmo não tem sido emitido e o trabalhador poderá ter uma série de problemas a partir disto. O PPP é essencial ao trabalhador pois serve para comprovar as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários, em particular, o benefício de aposentadoria especial.

6- DETECTOR DE METAIS

Recentemente a empresa implantou um novo sistema detector de metais, chamado de “portal” mas que, conforme instalado, vem ocasionando uma série de problemas com os trabalhadores, principalmente o desconto injusto de atrasos ocasionados pelo próprio sistema. O problema central tem acontecido entre as trocas de turno, quando um grande volume de trabalhadores sai durante a entrada de outros. Desta forma, quando o sistema apita (quase sempre injustamente por conta de próteses, pinos cirúrgicos ou outros metais que a pessoa possa estar carregando), ocasiona-se um atraso na entrada dos que aguardam para poder bater o ponto. Como se não bastasse, o atraso cometido pelo sistema da própria empresa ainda é descontado dos trabalhadores. “Às vezes por causa deste controle atrasamos alguns minutos e, ainda que eles tenham orientado a preenchermos um formulário para justificar o atraso, eles descontam de nosso pagamento”, afirma um trabalhador.

O Sindicato irá intervir para que a empresa reposicione o sistema de segurança, o cartão de ponto ou ambos, ou aceite sem descontar em folha as justificativas apontadas pelos trabalhadores. “Não podemos aceitar um absurdo destes, não somos contra o controle de entrada /saída com detector de metais, mas descontar o atraso na folha de pagamento dos trabalhadores é inaceitável”, afirma o presidente.

7- ACESSIBILIDADE ZERO

Neste mesmo detector não há acessibilidade para cadeirantes ou pessoas portadoras de deficiência física. “Existem trabalhadores que se locomovem com muletas e cadeira de rodas, dependendo que os demais trabalhadores precisem auxiliá-los a passar pelo portal”, afirma o presidente. “Além do constrangimento a ele está causando transtornos aos demais trabalhadores, algo que tem de ser solucionado de imediato”.

MOBILIZAÇÃO JÁ! – A Pauta de Reivindicações foi enviada e nesta hora é mais do que importante a união dos trabalhadores. “Todos devem se mobilizar para que possamos conquistar nossos direitos e coibir os abusos que estão ocorrendo dentro da empresa. Companheiros, vamos à luta!”, afirma Buiú.

flex02

(Fonte: Assecom SindMetal)

Compartilhe nas Redes

Ver outras notícias

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato
TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA
03/10/2023

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato

O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5

Leia mais
Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial
LEIA A ÍNTEGRA
29/09/2023

Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial

Informações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação

Leia mais

Sindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal