Notícias

Conferência Nacional

1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde começa nesta terça (27), com participação da CTB

1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde começa nesta terça (27), com participação da CTB

arte-do-evento_1

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) começa nesta terça-feira (27) e termina na sexta-feira (2). “Ao longo desta semana iremos discutir a formulação de uma política nacional para que surtos epidemiológicos possam ser evitados com informação e prevenção”, diz Elgiane Lago, secretária de Saúde da CTB.

A conferência ocorre no Centro de Eventos da Ascade, em Brasília, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). “Finalmente vamos reunir as delegadas e os delegados de todo o país para propormos melhorias na prevenção ás doenças. Sempre é melhor prevenir do que remediar”, diz Lago.

Com cerca de 2 mil participantes, o objetivo do evento é construir a Política Nacional de Vigilância em Saúde, que vai nortear as ações do Ministério da Saúde na área.

Programação completa aqui.

O tema central será “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) Público de Qualidade”. Porque, “além da questão da vigilância, estaremos mais uma vez reforçando a necessidade de se melhorar o SUS, em vez de extingui-lo”, sintetiza a sindicalista gaúcha.

Entre os palestrantes estão o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Élida Graziane, o professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Norberto Rech, e o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

De acordo com informações do CNS, em todo o processo de debates em conferências municipais, estaduais, conferências livres e uma plenária nacional realizada no Rio de Janeiro, foram tiradas 170 propostas para serem debatidas na Conferência Nacional.

O CNS informa ainda que a Vigilância em Saúde inclui a vigilância sanitária, a epidemiológica, a ambiental e a de saúde do trabalhador, com atividades de prevenção e promoção da saúde. Com as ações da área, é possível promover mais qualidade de vida.

Relatório Nacional Consolidado aqui.

“A nossa luta em defesa do SUS é constante, porque um sistema amplo e completo como é o SUS, que foi construído através de muita luta e que vem para atender a demanda da população que mais necessita de assistência pública e de qualidade não pode simplesmente desaparecer”, afirma Lago. “A CTB e o CNS atuam incansavelmente na luta pela permanência e manutenção deste sistema que é nosso”.

Serviço

O que: 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS)

Quando Terça-feira (27) a Sexta-feira (2)

Onde: Centro de Eventos da Ascade (SCES Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília)

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Compartilhe nas Redes

Ver outras notícias

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato
TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA
03/10/2023

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato

O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5

Leia mais
Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial
LEIA A ÍNTEGRA
29/09/2023

Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial

Informações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação

Leia mais

Sindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal