A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) começa nesta terça-feira (27) e termina na sexta-feira (2). “Ao longo desta semana iremos discutir a formulação de uma política nacional para que surtos epidemiológicos possam ser evitados com informação e prevenção”, diz Elgiane Lago, secretária de Saúde da CTB.
A conferência ocorre no Centro de Eventos da Ascade, em Brasília, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). “Finalmente vamos reunir as delegadas e os delegados de todo o país para propormos melhorias na prevenção ás doenças. Sempre é melhor prevenir do que remediar”, diz Lago.
Com cerca de 2 mil participantes, o objetivo do evento é construir a Política Nacional de Vigilância em Saúde, que vai nortear as ações do Ministério da Saúde na área.
O tema central será “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) Público de Qualidade”. Porque, “além da questão da vigilância, estaremos mais uma vez reforçando a necessidade de se melhorar o SUS, em vez de extingui-lo”, sintetiza a sindicalista gaúcha.
Entre os palestrantes estão o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Élida Graziane, o professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Norberto Rech, e o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.
De acordo com informações do CNS, em todo o processo de debates em conferências municipais, estaduais, conferências livres e uma plenária nacional realizada no Rio de Janeiro, foram tiradas 170 propostas para serem debatidas na Conferência Nacional.
O CNS informa ainda que a Vigilância em Saúde inclui a vigilância sanitária, a epidemiológica, a ambiental e a de saúde do trabalhador, com atividades de prevenção e promoção da saúde. Com as ações da área, é possível promover mais qualidade de vida.
Relatório Nacional Consolidado aqui.
“A nossa luta em defesa do SUS é constante, porque um sistema amplo e completo como é o SUS, que foi construído através de muita luta e que vem para atender a demanda da população que mais necessita de assistência pública e de qualidade não pode simplesmente desaparecer”, afirma Lago. “A CTB e o CNS atuam incansavelmente na luta pela permanência e manutenção deste sistema que é nosso”.
Serviço
O que: 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS)
Quando Terça-feira (27) a Sexta-feira (2)
Onde: Centro de Eventos da Ascade (SCES Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília)
Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB
O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5
Leia maisInformações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação
Leia maisSindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal