Notícias

DIREITOS DA MULHER

8 de março: Mulheres exigem vacina, auxílio emergencial e respeito às suas vidas

8 de março: Mulheres exigem vacina, auxílio emergencial e respeito às suas vidas

8-d-emarço-2021

O Dia Internacional da Mulher – 8 de março – está chegando e o tema deste ano é “Mulheres na Luta Pela Vida: Fora Bolsonaro, Vacina para Toda População e Auxílio Emergencial”. Todo ano, milhares de mulheres saem às ruas pelo direito de viver sem medo, sem as constantes ameaças que sofrem à sua integridade, sem assédio e sem violência.

Para debater essas questões e a divisão sexual no mercado de trabalho, em prejuízo às mulheres, o Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais promoverá uma live na terça-feira (9), às 16h, nos canais das centrais que compõem o fórum, CGTB, CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT.

Também há o Ato Político Virtual 8 de Março Nacional, no domingo (7), às 13h, com transmissão pelas entidades parceiras, entre elas a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Confira abaixo:

8M-Nacional-1024x1024

“Com Bolsonaro na Presidência, o Brasil vai continuar afundando e as pessoas morrendo”, afirma Celina Arêas, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB.

“Só venceremos as crises sanitária e econômica com um projeto de desenvolvimento voltado para a valorização do trabalho”, complementa. “Sem vacina o coronavírus vence”, acentua. E o ainda presidente Jair Bolsonaro não comprou vacina. “Sem o auxílio emergencial o número de pessoas na pobreza absoluta aumenta, a fome está em milhões de lares, as pessoas indo morar na rua e Bolsonaro corta verbas das saúde, da educação e da ciência, além de agredir os defensores dos diretos humanos, as mulheres, a juventude, os indígenas, os negros, os LGBTs”, lamenta.

A situação é dramática. Cerca de 40 milhões de pessoas estão à beira do abismo, quase 260 mil pessoas morreram de Covid, o desemprego ultrapassa os 14 milhões de trabalhadores, a informalidade outros cerca de 30 milhões e mais de 5 milhões de alentados, como atestam as pesquisas.

Para além desses dados aterradores, Kátia Branco, secretária da Mulher da CTB-RJ, acentua a necessidade de unidade dos movimentos feministas neste momento “para lutar pelo Fora Bolsonaro, por vacina e pelo auxílio emergencial de pelo menos R$ 600”. De acordo com ela, “ou o Brasil barra esse governo criminoso ou o holocausto se abaterá sobre a nação. Basta de mortes. Fora Bolsonaro”, finaliza.

Fonte: Portal da CTB

Compartilhe nas Redes

Ver outras notícias

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato
TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA
03/10/2023

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato

O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5

Leia mais
Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial
LEIA A ÍNTEGRA
29/09/2023

Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial

Informações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação

Leia mais

Sindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal