Notícias

Movimentos

Centrais sindicais preparam agenda comum para a disputa eleitoral

Centrais sindicais preparam agenda comum para a disputa eleitoral

centraismarco

Centrais sindicais começaram a discutir propostas para uma agenda comum, a ser apresentada aos candidatos à presidência da República, a exemplo do que ocorreu em 2010, quando trabalhadores ligados a cinco entidades se reuniram no estádio do Pacaembu, em São Paulo, para aprovar um documento.

Uma primeira conversa foi realizada na sexta-feira (2), na sede do Dieese, também na capital paulista, e há nova reunião marcada para esta sexta-feira (9), no mesmo local. Os sindicalistas também aguardam a instalação de comissão especial no Congresso, amanhã, para analisar emendas à Lei 13.467 de “reforma” trabalhista.

Segundo o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, a ideia é “identificar qual caminho as centrais tomarão diante das mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho e diante do ano eleitoral, que deve carregar uma agenda grande para 2019”. Em seguida, “construir um conjunto de propostas para orientar o debate público”.

Nesta semana, o Parlamento deve instalar 12 comissões mistas para analisar medidas provisórias. A primeira da lista é a MP 808, que altera itens da “reforma” da legislação trabalhista. O texto recebeu 967 emendas. Clemente avalia que ainda não houve uma “resposta à altura” ao impacto que as mudanças causaram na vida sindical. Mas ele considera difícil alterar a lei, pelo menos neste momento: “A oposição não tem força para reverter o jogo”.

Sobre a economia brasileira, Clemente diz que é previsível um nível de atividade maior neste ano, com alguma melhoria no consumo interno e redução do endividamento das famílias, em parte pelo saque das contas inativas do FGTS. Mas observa que esse princípio de melhoria ocorre depois que a economia “chegou ao fundo do poço”.

“Vamos voltar a crescer, a partir de um patamar muito baixo”, afirma o diretor do Dieese. “As formas precárias (de contratação) podem expandir o número de postos de trabalho.” Mas uma melhoria mais forte do emprego pode ter outro efeito: estimuladas, as pessoas voltariam ao mercado de trabalho, pressionando a taxa de desemprego. “Podemos ter uma situação de as empresas criarem postos de trabalho, mas o desemprego crescer”, diz Clemente.

Outra questão que ele considera importante e não devidamente debatida é a da reestruturação das empresas em termos de inovação e tecnologia. “Podemos ter uma economia crescendo sem a mesma intensidade em geração de postos de trabalho.”

Leia também:

Taxação do aço: Trabalhadores da siderurgia nacional na mira de Trump 

Por Vitor Nuzzi para Rede Brasil Atual

Rede Brasil Atual

Compartilhe nas Redes

Ver outras notícias

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato
TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA
03/10/2023

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato

O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5

Leia mais
Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial
LEIA A ÍNTEGRA
29/09/2023

Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial

Informações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação

Leia mais

Sindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal