O 1º de Maio Unificado de 2023 das centrais sindicais CTB, CUT, Força Sindical, UGT, Intersindical (Classe Trabalhadora), CSB, Nova Central e Pública terá início a partir das 10 horas, no Vale do Anhangabaú, região central da cidade de São Paulo.
O vice-presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Renê Vicente, destaca a importância desta união. “O 1º de maio é marcado pela pauta da reconstrução nacional e as centrais sindicais têm como papel buscar o desenvolvimento, geração de empregos e distribuição de renda. Nós fortalecemos o chamamento junto às entidades de base. Então, é importante que a gente dê visibilidade ao ato e agora, nessa reta final, reforçar a distribuição de panfletos e o chamamento e organização das categorias para que compareçam”, afirmou o dirigente.
A meta das centrais é levar entre 40 e 45 mil trabalhadores e trabalhadoras no Vale do Anhangabaú, onde será realizado o principal evento do país.
O lema deste ano será “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”. As centrais levam às ruas 15 reivindicações que tratam desde a política de valorização do salário mínimo até a regulamentação do trabalho por aplicativos e a defesa das empresas públicas.
– Fortalecimento das negociações coletivas
– Mais empregos e renda
– Fim dos juros extorsivos
– Política de valorização do salário mínimo
– Direitos para todos
– Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista
– Fortalecimento da democracia
– Aposentadoria digna
– Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)
– Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)
– Contra o assédio moral, a violência e o racismo
– Revogação do “Novo” Ensino Médio
– Desenvolvimento econômico e social
– Regulamentação do trabalho por aplicativos
– Em defesa das empresas públicas
O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5
Leia maisInformações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação
Leia maisSindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal