Notícias

Nota Pública

CTB participa de reunião do FIDS e apoia nota pública de repúdio a cortes no orçamento

CTB participa de reunião do FIDS e apoia nota pública de repúdio a cortes no orçamento

mpt-fids

O Fórum Interinstitucional de Defesa do Direito do Trabalho e da Previdência Social (FIDS) realizou nesta quinta-feira (23) uma reunião extraordinária na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, no Ministério Público do Trabalho, em Brasília.

O encontro foi coordenado pelo procurador-geral Ronaldo Curado Fleury e teve como objetivo avaliar a aplicação da reforma trabalhista (Lei nº 13.467/2017) e definir estratégias de atuação interinstitucional.

Participaram da reunião representantes de 28 entidades e instituições que compõem o fórum, entre elas a Anamatra, as centrais sindicais e outras entidades de classe.

O advogado da CTB nacional, Guilherme da Hora, representou a central, ao lado de Nara Teixeira, presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Mato Grosso (CTB-MT), e dirigente da Contee.

A CTB apresentou proposta de elaborar uma nota técnica em repúdio à resolução número 23, já publicada no Diário Oficial, que restringe o acesso de servidores aos planos de saúde nas empresas estatais.

Nota de repúdio

Da Hora destacou que as lideranças presentes expressaram a preocupação de que o Supremo Tribunal Federal (STF), a partir do julgamento da contribuição sindical e da questão da terceirização, “aprofunde ainda mais a terra arrasada da reforma trabalhista”.

E diante disso, alguns encaminhamentos foram aprovados na reunião. “Entre eles, a elaboração de uma nota de repúdio do FIDS aos votos proferidos (na véspera) pelos ministros do Supremo Luiz Fux e Luís Roberto Barroso”, favoráveis a terceirização da atividade-fim (Leia mais).

“Também foi aprovada uma notificação do FIDS aos candidatos à presidência da República, aos ministros do STF e do TST e a todos os atores sociais, sobre os temores do agravamento das condições de trabalho, da piora do quadro de desemprego e da precariedade dos poucos empregos que têm sido gerados”, afirmou Guilherme da Hora.

FIDS regionais

A presidenta da CTB-MT, Nara Teixeira, enfatizou a importância da atuação do fórum como um espaço de resistência política e social às medidas prejudiciais aos trabalhadores introduzidas pela reforma trabalhista.

“O fortalecimento do fórum é fundamental para enfrentar esta guerra, em um momento em que há grande preocupação das entidades com o enfraquecimento e sucateamento da Justiça do Trabalho e também com cortes no orçamento para 2019”, afirma.

A dirigente diz que um dos importantes encaminhamentos da reunião foi a criação de fóruns regionais para pensar ações concretas nos estados e a atuação das centrais sindicais na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Resolução nº 23

A CTB apresentou a proposta de elaborar uma nota técnica em repúdio à resolução número 23, do Ministério do Planejamento, publicada em janeiro no Diário Oficial, e que edita regras sobre plano de saúde nas empresas estatais.

“A resolução vai atingir o benefício à saúde dos empregados públicos federais, que podem se ver, da noite para o dia, sem planos de saúde”, afirma Guilherme da Hora. Ele convocou as centrais e suas bases a se mobilizarem para a audiência pública que ocorrerá na próxima terça (28), na Câmara dos Deputados, às 10h, para tratar deste assunto.

 Portal CTB

Compartilhe nas Redes

Ver outras notícias

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato
TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA
03/10/2023

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato

O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5

Leia mais
Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial
LEIA A ÍNTEGRA
29/09/2023

Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial

Informações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação

Leia mais

Sindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal