Notícias

NRs

CTB-RS participa de audiência pública sobre as NRs

CTB-RS participa de audiência pública sobre as NRs

IMG_20190904_095233818_1000x750

Na manhã do dia 4/9, a diretora da saúde da CTB-RS, Débora Melecchi, participou de audiência pública, proposta pelo deputado Valdeci, na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa/RS. De imediato, parabenizamos o deputado por, mais uma vez, apoiar debates a favor da classe trabalhadora.

A pauta dessa audiência foi as propostas de cortes, por parte do governo federal, das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde dos Trabalhadores – NRs. Débora defendeu que as revisões das NR’s devem, obrigatoriamente, respeitar a dignidade humana, o direito a vida, a segurança.

“O avanço dos interesses do mercado no país ferem a democracia, a vida, e, por óbvio, desconsideram que em 2012/2018 morreram 16 mil trabalhadores vítimas e 4,5 milhões de acidentes de trabalho. No Brasil ocorre um acidente de trabalho a cada 49 segundos e morre um trabalhador a cada 3 horas”, destaca a diretora da CTB-RS.

Tem informações sendo divulgadas de que com a revogação da NR 2 (trata da inspeção prévia) e das alterações da NR 1(trata das disposições básicas relativas à segurança e medicina do trabalho) e da NR 12 (que estabelece os procedimentos de segurança obrigatório nos locais destinados a máquinas e equipamentos), segundo a Secretaria de Política Econômica, ao longo de dez anos, essas alterações irão gerar uma economia de R$ 45 bilhões para a indústria e de R$ 1,5 bilhão para o setor comércio e serviços.

Perguntamos: a quem serve as alterações nas normas regulamentadoras?

Na CTPP – Comissão Tripartite -não se pode concordar com a versão de revisão da NR3 (norma regulamentadora que trata de embargo e interdição de ambientes de trabalho), em que foi inserida uma “matriz de risco” que, no limite, vai impedir e/ou mesmo dificultar as inspeções dos auditores fiscais do trabalho – AFT , e que suspendam as atividades das empresas em caso de risco grave e iminente. Lembramos que essa prerrogativa de interdição de ambientes com risco grave e eminente é uma garantia contra a exposição dos trabalhadores em situações vulneráveis, sendo que se trata de prerrogativa fundamental da Inspeção do Trabalho.

“O trabalho é direito humano que precisa ser garantido com dignidade e respeito a vida humana. Precisamos garantir amplo debate sobre o assunto, tendo o entendimento do momento que estamos vivendo e o que está em jogo. No fundo estamos perdendo a jovem democracia e tendo ferida a dignidade humana”, destacou Melecchi.

Diante desses fatos, Débora propôs na audiência pública:

– Somar forças e agendar reunião com o MPT, sobre NR3, pra que revejam seu posicionamento sobre esta NR, passando a favor dos trabalhadores;

– Ampliar parcerias na proteção da(o)s trabalhadores, como por exemplo, com o Instituto Trabalho Digno;

– Ampliar apoiadores em outras instâncias para realizar outras Audiências públicas. Seja no Senado Federal, na comissão direitos humanos, com senador Paim; na Câmara federal, na comissão Trabalho, com Dep prof Marcivania;

– Demandar a Comissão Intersetorial de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores dos conselhos estadual e nacional de saúde;

– Buscar união a favor de financiamento digno e sustentável da saúde. Pela revogação EC 95 e o retorno dos blocos de financiamento.

Todas as propostas feitas pela CTB-RS foram acatadas pelo deputado Valdeci.

De qualquer modo, a CTB, que participa da CTPP, irá buscar agendas no Senado Federal e Câmara de Deputados para, em outros espaços, tratar do tema.

O Deputado Valdeci também encaminhou, por meio do fórum sindical saúde dos trabalhadores (FSST), que sigam na distribuição do manifesto (que a CTB também está signatária) aos deputados gaúchos, e da Comissão de Saúde e Meio Ambiente/Alergs vir aprovar documento que solicite mais prazo ao debate das alterações das normas regulamentadoras.

Por CTB RS

Compartilhe nas Redes

Ver outras notícias

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato
TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA
03/10/2023

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato

O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5

Leia mais
Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial
LEIA A ÍNTEGRA
29/09/2023

Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial

Informações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação

Leia mais

Sindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal