Mais que uma data de comemoração, o Dia Internacional da Mulher tem como objetivo provocar em todos e todas uma profunda reflexão, com a necessária conscientização e o urgente engajamento nas lutas femininas, na defesa dos direitos e conquistas das mulheres e contra qualquer tipo de retrocesso.
A pandemia de Covid-19 atingiu em cheio a economia brasileira e, mais especificamente, a participação das mulheres no mercado de trabalho. Mais da metade da população feminina com 14 anos ou mais ficou fora do mercado de trabalho no terceiro trimestre de 2020, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mulheres foram mais impactadas pela pandemia em sua integridade física (com o aumento da violência doméstica) e saúde mental, além da estabilidade financeira. Elas perderam mais emprego e vêm sendo preteridas nas recontratações.
O 8 de Março é uma data que marca e revigora a luta das mulheres por igualdade e pela emancipação, uma batalha que hoje está estreitamente ligada à luta geral de toda a classe trabalhadora por direitos sociais e melhores condições de vida.
O capitalismo sempre usou o machismo, a violência e a discriminação de que as mulheres são vítimas ao longo de milênios para aumentar o grau de exploração da força de trabalho, rebaixando os salários das trabalhadoras e relegando-as no mercado de trabalho às profissões menos valorizadas e atividades mais cansativas, embrutecedoras e intensas.
Sob o governo fascista e misógino de Jair Bolsonaro não restam dúvidas de que essa tendência do sistema foi incentivada e a opressão sobre as mulheres aumentou notoriamente.
O SINDMETAL e a CTB – Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Brasileiras – que têm por princípio a defesa da igualdade de gênero e a isonomia salarial, homenageia as mulheres reiterando sua ativa participação na luta sem quartel contra a discriminação, a violência e o feminicídio.
Parabéns, mulheres guerreiras que não fogem à luta. Hoje e sempre o dia é de vocês. VIVA AS MULHERES!!!
#diadamulher, #movimentofeminino, #diadasmulheres
(Com informações do Portal da CTB)
O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5
Leia maisInformações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação
Leia maisSindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal