As LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) englobam cerca de 30 doenças, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas. As LER/Dort são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares -tendões, articulações, músculos e nervos.
No dia 28 de fevereiro é dedicado ao Dia Mundial de Combate à LER/DORT. A data, escolhida pela OIT para conscientizar a população sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT), que incluem as lesões por esforços repetitivos (LER).
Segundo o IBGE, no Brasil, mais de 3 milhões de pessoas já tiveram a doença, mais recorrente nos membros superiores.
Consideradas a segunda maior causa de afastamento do trabalho no país, as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) englobam cerca de 30 doenças, acometendo homens e mulheres em idade produtiva. Na maioria das vezes, as doenças são provocadas por atividades relacionadas à organização do trabalho, como a repetição de movimentos, postura inadequada, fatores psicológicos e sobrecarga física.
As LER/DORT são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares – tendões, articulações, músculos e nervos. O primeiro sinal é a dor. Depois a pessoa começa a sentir formigamento e dormência, como uma espécie de insensibilidade ou fraqueza para segurar objetos. Pode ocorrer ainda desconforto, fadiga, inchaço, enrijecimento muscular e choques nos membros.
Existem diversos acidentes relacionados a más condições ergonômicas, entre eles, existe a LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos / Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) que estão cada vez mais presente no ambiente de trabalho. A adequação do ambiente de trabalho em questões ergonômicas é fundamental para a melhoria das condições de trabalho e também para a redução de acidentes, além de ser uma obrigação legal prevista na NR-17.
Por isso, dia 28 de fevereiro se tornou o dia mundial do combate às LER/Dort, pesquisas conduzidas pela Fundacentro fazem levantamento das lesões e doenças relacionadas ao trabalho que mais tem acometido trabalhadores, no período de 2006 a 2016. A médica da Fundacentro, Maria Maeno, destaca uma inconsistência neste levantamento, onde em 2014, essas doenças representavam 52% das doenças com CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) emitidas, em 2015 este número se contrai para 29% e em 2016, aproximadamente 4%.
Independendo das estatísticas, é importante que todos observem a importância de se prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Como já mencionado anteriormente, as empresas tem a obrigação legal de atender à NR 17, que se refere à diretrizes de saúde e segurança no trabalho no âmbito do conforto e bem-estar no trabalho relacionado as características ergonômicas do trabalho.
Fonte: Assecom SindMetal
O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5
Leia maisInformações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação
Leia maisSindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal