Notícias

FITMETAL

Diretoria do SindMetal participa de reunião da Direção Plena da Federação

Diretoria do SindMetal participa de reunião da Direção Plena da Federação

g_not_1467411569

A reunião teve como tema central  a convocação de plebiscito pela antecipação das eleições presidenciais. Como resolução da 4º Reunião da Direção Plena da FITMetal aponta que a convocação de um plebiscito não se trata da opção ideal, mas sim de um caminho para devolver ao povo a soberania que lhe foi usurpada pela ação golpista. A diretora Ângela Martinez, representante da Secretaria da Mulher do SindMetal, abriu as discussões no segundo dia, ao lado do presidente da FitMetal, Marcelino Rocha. No período da tarde, Valdir Silva, que é diretor do SindMetal e secretário de Comunicação da Fitmetal debateram sobre a inserção internacional da entidade.

Com homenagem ao camarada Ademir Cavalcanti, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro que faleceu no início do mês, foi aberta a 4º Reunião da Direção Plena da FITMetal, em São Paulo. Ao final do encontro, realizado nos dias 30/06 e 1/07, foi aprovada a resolução em que a FITMetal se soma a outros atores importantes do campo progressista e vem a público defender a convocação de um plebiscito pela antecipação das eleições presidenciais.

No entanto, é preciso frisar: não se trata da opção ideal, mas sim de um caminho para devolver ao povo a soberania que lhe foi usurpada pela ação golpista, por meio de um instrumento garantido pela Constituição, capaz de impedir a continuidade do governo golpista.

Primeiro Dia

A primeira mesa de debate foi sobre a conjuntura política atual e contou com Altamiro Borges, presidente do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB Nacional e secretário sindical do PCdoB, e Airton Santos, coordenador técnico do Dieese.

Segundo Altamiro Borges, saímos do período da bonança para entrar na tempestade. “Vivemos um golpe que a cada dia fica mais evidente. Até os ‘midiotas’ estão percebendo que caíram em um golpe. A razão do golpe foi mexer em um projeto que estava em curso no Brasil, que tinha seus problemas, mas deu um rumo para o país. A mídia preparou todo o clima do golpe, a mídia criou Sérgio Moro e agora faz um esforço enorme para proteger o Michel Temer. Por isso, o movimento sindical que não estiver na luta do ‘Fora Temer’ está perdido. Temos que aumentar a pressão para cima dos golpistas”, disse.

Na opinião de Nivaldo Santana, “precisamos defender a democracia para trazer a estabilidade que o país precisa para voltar a crescer, porque o que levamos cerca de 14 anos para conquistar pode ser perdido em um ou dois anos com essa política ultraliberal do governo golpista”.

Já Airton Santos pregou a necessidade de uma profunda reforma tributária. “Temos uma estrutura regressiva onde quem pode mais paga menos. Além disso, quando se fala em tributar herança surgem diversas críticas. Mas em São Paulo, por exemplo, se paga 4% de imposto sobre herança, já na Inglaterra e outros países entendidos como de ‘primeiro mundo’ se paga 40%. A concentração de renda no Brasil começa a se perpetuar aí”, falou.

Após as considerações dos palestrantes foi promovido um amplo debate com os diretores. Em seguida foi realizado a apresentação dos novos sindicatos filiados à FITMetal: o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Chapecó (SC) e Região e Sindicato dos Metalúrgicos de Três Marias (MG). Ao final do dia uma confraternização marcou o aniversário de 6 anos da Federação.

Segundo Dia

O presidente da FITMetal, Marcelino Rocha, e a secretária da Mulher do SindMetal , Ângela Martinez, iniciaram as atividades do segundo dia. Marcelino fez uma exposição política e debateu o planejamento da entidade com os diretores.

No período da tarde, Francisco Souza, secretário-geral da UIS MM (União Internacional dos Sindicatos de Metalurgia e Mineração) e secretário de relações internacionais da FITMetal, e Valdir Silva, secretário de Comunicação da Federação, debateram sobre a inserção internacional da entidade e como aprimorar o diálogo com os trabalhadores. Na sequência, Marcelo Toledo, secretário de Formação, falou sobre a criação do Coletivo Nacional de Formação da entidade.

IMG-20160630-WA0012

Fonte: Fitmetal com informações do SindMetal

Compartilhe nas Redes

Ver outras notícias

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato
TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA
03/10/2023

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato

O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5

Leia mais
Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial
LEIA A ÍNTEGRA
29/09/2023

Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial

Informações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação

Leia mais

Sindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal