Diretores do Sindicato estiveram com o ministro Carlos Lupi na sede da CTB e entregaram documento cobrando melhorias
Os diretores do SINDMETAL, e Laercio Teodoro (Negão do Sindicato), Valdir Silva e Daniel Santana, participaram do encontro com o ministro da Previdência Social Carlos Lupi, na sede nacional da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, em São Paulo, no dia 16 de fevereiro. Os dirigentes entregaram ao ministro um documento elencando uma série de preocupações e demandas com relação às condições de trabalho dos metalúrgicos e demais categorias que nos últimos anos sofreram com enormes retrocessos tanto no sistema de aposentadorias e leis trabalhistas quanto na garantia de direitos de saúde e segurança no trabalho.
O SINDMETAL pede que os ministérios da Previdência em conjunto com o do Trabalho tomem providências quanto à flexibilização e retrocessos impostos às Normas Regulamentadoras nos últimos anos, revogando e revertendo, por exemplo, os atuais textos das NRs 1 e 5, que tratam, respectivamente, do gerenciamento de riscos ocupacionais e da CIPA e cujas mudanças trouxeram prejuízos e insegurança aos trabalhadores.
“Temos a certeza de compartilharmos com Vossa Excelência das mesmas preocupações e almejarmos o atingimento dos mesmos objetivos: sanar os problemas e eliminar os entraves que impossibilitam a plena realização de vida digna aos trabalhadores e a seus entes queridos. Por tais motivos, reivindicamos: dê atenção e atenda aos nossos pleitos”, termina o documento entregue nas mãos do ministro Carlos Lupi.
OUVIU E SE COMPROMETEU COM AS DEMANDAS
O ministro pediu a ajuda do movimento sindical para enfrentar os principais gargalos da pasta e se comprometeu em levar adiante as demandas apresentadas a ele, entre elas a criação de um mutirão para acabar com a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estimada hoje em 1,7 milhão de pessoas, a adoção de protocolos médicos adequados, a valorização dos profissionais e dos salários dos servidores do INSS, realização de concurso público, retomar o coeficiente de 100% para o benefício de pensão por morte e combater a sonegação das contribuições previdenciárias por empresários inescrupulosos.
O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5
Leia maisInformações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação
Leia maisSindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal