A megafesta mais badalada dos metalúrgicos está em sua 13ª edição. A Festa dos Trabalhadores, que acontece agora em maio, também faz parte das comemorações de 30 anos do SindMetal. Como sempre, a festa, que é exclusiva do trabalhador associado e sua família, trará muita diversão com comida e bebida para todos, diversão para a garotada e tudo isso animado com apresentações musicais e sorteio de diversos prêmios, sempre presentes na festa tradicional do Sindicato.
José Francisco Salvino – Buiú, presidente da entidade, lembra que o evento deve servir também para reflexão e conscientização dos trabalhadores. Buiú diz que mais dos que nunca os trabalhadores devem estar unidos para combater os prejuízos trazidos pela Reforma Trabalhista, aprovada em novembro passado.
“Estamos em um momento importante da nossa história. O momento é de união e mobilização de todos os trabalhadores. A festa é um momento onde podemos nos confraternizar mas, acima de tudo, de se conscientizar que somente juntos com o Sindicato conseguiremos resistir e avançar em todas as negociações”.
SOLIDARIEDADE
Buiú solicita aos trabalhadores que irão participar do evento para doarem 1 kg de alimento não perecível, como forma de auxiliar os trabalhadores da Freeart-Seral (Jaguariúna), que estão em greve desde o dia 16 de abril e sem nenhum pagamento desde março. “Eles estão em uma situação muito difícil, e o Sindicato tem feito de tudo para ajudar, mas se todos os trabalhadores das demais empresas também auxiliarem, a ajuda será ainda maior”, conta Buiú. Ele explica que a doação não é obrigatória, mas quem puder ajudar é uma demonstração de consciência e altruísmo. “Um dia são eles que estão com problemas, outro dia podemos ser nós, o Sindicato deve servir, acima de tudo, para unir os trabalhadores”, conta.
LEIA MAIS AQUI SOBRE A GREVE NA FREEART
30 ANOS DE SINDMETAL
“Neste mês dos Trabalhadores temos mais um motivo para comemorar”, conta Buiú explicando que o SindMetal completa 30 anos de lutas ao lado dos trabalhadores. Veja um breve resumo de nossa história:
No dia 20 de maio de 1988 surgia uma pequena associação de trabalhadores que, descontentes com as condições de trabalho, resolveram se unir para lutar juntos contra a exploração patronal e a supressão de seus direitos.
Criada no município de Amparo, a população desta cidade se deparou pela primeira vez com uma ferramenta legítima de luta dos trabalhadores. Os empresários tiveram que recuar diante das greves e mobilizações geradas pela união destas pessoas, que queriam resguardar seus direitos e sua segurança no trabalho. Com o passar dos anos, a confiança dos trabalhadores no Sindicato cresceu , e hoje é um dos maiores sindicatos metalúrgicos do Estado, filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a terceira maior central sindical do País.
Junto com os trabalhadores que apostaram na entidade, o Sindicato também conquistou o respeito dos empresários, fazendo com que estes ficassem atentos aos direitos de seus funcionários, ou teriam um verdadeiro problema a ser enfrentado. Se nestes 30 anos chegamos aonde estamos, é porque tivemos sempre vocês ao nosso lado. Neste momento de crise e de supressão de direitos trabalhistas, mais do que nunca o Sindicato precisa de todos para seguir adiante em Campanhas cada vez mais vitoriosas.
“Este Sindicato é parte de sua vida. E sua contribuição é essencial para uma melhor qualidade de vida de você e sua família. Participe desta história e Sindicalize-se agora mesmo!”
O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5
Leia maisInformações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação
Leia maisSindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal