Dia 28 de abril é lembrado o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, criado para conscientizar a sociedade sobre o alto índice de acidentes e de doenças relacionados ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2.005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. É uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.
Não temos o que comemorar neste 28 de abril, apenas lamentar e refletir para intensificar a luta contra doenças e acidentes no chão de fábrica. O que já era complicado ficou mais difícil ainda nos últimos anos deste desgoverno que precariza as condições de trabalho. Os números de acidentes e doenças do trabalho cresceram vertiginosamente e parecem não ter mais freio. Veja alguns dos números ao lado do estudo do Diesat entre 1970-2020.
Segundo a OIT, as condições de trabalho inadequadas matam um trabalhador a cada 11 segundos no mundo e aproximadamente 4% do PIB mundial, (cerca de US$2,8 trilhões), são perdidos por ano em impostos diretos ou indiretos devido a acidentes de trabalho. Um ambiente de trabalho saudável implica em menos acidente, maior produtividade e bem-estar do trabalhador e de sua família.
Tais acidentes não acontecem por puro acaso, mas por falta de preparo e segurança. Temos que lutar pela instituição de uma política de Estado que efetive o sistema de prevenção de doenças e acidentes de trabalho e garanta instrumentos legais para a fiscalização em defesa do meio ambiente profissional e da saúde do trabalhador. Mobilize-se! Basta de vítimas!
ORIGEM DO “DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO”
O dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121.
Fonte: A Voz do Metalúrgico
O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5
Leia maisInformações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação
Leia maisSindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal