Negociações encerradas com o grupo das empresas de autopeças (Sindipeças) e primeiro acordo da Campanha Salarial 2021 assinado na base pelo SINDMETAL Jaguariúna e Região. O percentual medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC – nos últimos 12 meses, de 11,08%, será o reajuste salarial nas empresas do grupo Sindipeças – que beneficiará os trabalhadores e trabalhadoras da Marelli, Mahle, Inbrasc, KRMAI, MTE-Thomson, Joframa, Giobert, Titan X, Carlos Carnier, entre outras empresas da base.
Confira na tabela abaixo os detalhes do acordo fechado:
Foram várias rodadas de reuniões, muita choradeira dos patrões (como sempre!) e uma postura firme e combativa dos dirigentes do SINDMETAL até a conquista do reajuste integral da inflação e a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. Esta assegura os direitos diferenciados dos metalúrgicos e mantém as conquistas históricas da categoria que garantem mais dignidade e respeito ao trabalhador no dia a dia laboral.
ABONO – Além do reajuste pelo INPC, o acordo firmado com o grupo Sindipeças garante Abono de 26%, sendo 13% a ser pago em 30 de novembro e 13% em 20 de dezembro de 2021.
• Obs: a empresa que aplicar os 11,08% a partir de 1º de novembro (data-base) fica desobrigada de pagar o abono.
FALA, PRESIDENTE!
“Nós do SINDMETAL consideramos este um bom acordo para os trabalhadores do grupo Sindipeças, pois repõe a inflação cheia deste último ano e renova as cláusulas da Convenção Coletiva por mais 2 anos. Nosso sentimento é o do dever cumprido, já que mesmo com tantos ataques para enfraquecer e desmobilizar os sindicatos, estamos fazendo a luta, mostrando a seriedade e o compromisso que temos com o trabalhador e tendo o respaldo e a confiança de vocês. É essa união que nos torna fortes, garante nossos direitos e faz ampliar nossas conquistas a cada ano. Parabéns a todos pela luta e vamos em frente!”, afirma o presidente do SINDMETAL, José Francisco Salvino “Buiú”.
Contribuição negocial para sobrevivência do Sindicato: conforme aprovado em assembleia, os trabalhadores contemplados com o reajuste salarial contribuirão com o valor de R$ 35,00 do pagamento do abono no dia 30 de novembro e R$ 35,00 no dia 20 de dezembro. Caso a empresa aplique o reajuste já em novembro, a contribuição destes valores será realizada nos pagamentos mensais de novembro e dezembro.
Vale ressaltar que esta contribuição é de extrema importância para a sobrevivência do Sindicato e a continuidade dos trabalhos em defesa dos metalúrgicos ao longo de todo o ano.
No entanto, o(a) trabalhador(a) que tiver a incompreensão sobre a importância de se ter uma entidade fortalecida lutando a seu favor, tem o direito de não fazer a contribuição negocial. Para isso, é preciso ir até a sede do Sindicato, localizada na Rua Alcides de Oliveira Germano, nº 378 – Jardim Mauá II, em Jaguariúna, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, durante o horário comercial das 9hs às 17 horas, e redigir uma carta de próprio punho constando seus dados pessoais, nome da empresa, data e assinatura.
NEGOCIAÇÕES COM OUTROS GRUPOS CONTINUAM – As negociações com os demais grupos de sindicatos patronais seguem em andamento e a expectativa é de que o índice de reajuste do INPC seja replicado também nestes acordos.
UNIDADE & LUTA. JUNTOS SEMPRE SOMOS MAIS FORTES!
O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5
Leia maisInformações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação
Leia maisSindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal