Notícias

Movimentos

Movimentos sindical e social firmam pacto pelos direitos da classe trabalhadora

Movimentos sindical e social firmam pacto pelos direitos da classe trabalhadora

centrais-mst-mtst-pelosdireitosdaclassetrabalhadora

Em reunião, nesta sexta (7), na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), dirigentes das centrais, federações, sindicatos e de movimentos sociais, como MST e MTST, firmaram pacto de resistência permanente em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Durante a fala de abertura o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, reiterou que unidade e mobilização permanente serão fundamentais na próxima etapa. “A Reforma da Previdência, que pode acabar com o maior programa de distribuição de renda da América Latina, será a nossa primeira batalha já nos primeiros dias de 2019”.

Luta permanente

Presente na reunião, o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, reiterou a parceria do Departamento com os movimentos sindical e social e lembrou que a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) na disputa pela Presidência da República insere o Brasil em um movimento de mudança radical que pode avançar tanto para a direita como para o seu extremo, e força uma nova disputa por direitos, liberdade, democracia e justiça. “Nesse novo mundo, que do ponto de vista econômico está sendo desmontado e remontado de uma outra maneira, teremos quatro anos de muita luta pela frente”, antecipa Clemente.

 Além disso, Clemente chamou a atenção para a proposta da carteira de trabalho verde e amarela, que minimiza a participação dos sindicatos e permite que prevaleça o negociado sobre o legislado, e a reforma da Previdência, já sinalizada como uma das prioridades para os primeiros meses de 2019. “Precisamos estar preparados para enfrentar esta batalha nos diferentes espaços. Contem com o apoio do Dieese”, confirmou.

Defesa do Ministério do Trabalho

Durante a reunião, as centrais sindicais reiteraram a convocatória para Dia Nacional de Luta contra a extinção do Ministério do Trabalho anunciada pelo novo governo. O ato será realizado, às 10 horas, em frente à sede da Superintendência do Trabalho, na Rua Martins Fontes, 109, São Paulo/SP.

Agenda: Protesto contra a extinção do Ministério do Trabalho

Data: 11 de dezembro

Horário: 10 horas

Local: Superintendência do Trabalho

Endereço: Rua Martins Fontes, 109, São Paulo/SP

whatsapp_image_2018-12-07_at_10.45.23

Por JOANNE MOTA / CTB

Compartilhe nas Redes

Ver outras notícias

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato
TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA
03/10/2023

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato

O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5

Leia mais
Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial
LEIA A ÍNTEGRA
29/09/2023

Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial

Informações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação

Leia mais

Sindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal