Notícias

BANDEIRAS DE LUTA

Plenária Nacional dos Metalúrgicos aprova Plano de Ação para 2021

Plenária Nacional dos Metalúrgicos aprova Plano de Ação para 2021

plenaria2

Plataforma aprovada pelos metalúrgicos valerá até o 3º Congresso da Fitmetal

A Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil), a qual o SINDMETAL Jaguariúna e Região é filiado, promoveu no sábado (22/5), de modo virtual, sua 2ª Plenária Nacional dos Metalúrgicos. Mais de 150 lideranças sindicais participaram da atividade, que aprovou, por unanimidade, o Plano de Ação da Fitmetal 2021.

Os delegados também deliberaram a resolução política “A categoria metalúrgica resiste – Mais vacina, mais indústria, mais empregos!”. O documento ressalta que a Plenária Nacional “é ato de resistência” e lista desafios para as lutas dos trabalhadores.

Já o Plano de Ações é dividido em três eixos: 1) “Lutas gerais”; 2) “Pauta sindical”; 3) “Fitmetal e entidades de base”. A plataforma aprovada pelos metalúrgicos valerá até o 3º Congresso da Fitmetal, que deve ocorrer no prazo de até um ano.

CONFIRA ABAIXO O PLANO DE AÇÕES

PLANO DE AÇÃO DA FITMETAL 2021

EIXO 1
Lutas gerais

– Fora, Bolsonaro!
Frente ampla em defesa da democracia. Todo apoio à CPI da Covid-19 e às investigações dos crimes do governo Jair Bolsonaro na pandemia. Denúncia pública do presidente, dos governantes e parlamentares da base bolsonarista.

– Vacina Já!
Vacinação anti-Covid urgente, em massa e para todo o território nacional, por meio exclusivamente do SUS (Sistema Único de Saúde). Incentivo à compra de vacinas por governos estaduais e municipais. Pela quebra das patentes das vacinas até a imunização da maioria da população brasileira e mundial.

– Proteção ao emprego e aos trabalhadores na pandemia
Auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da crise sanitária. Extensão do número de parcelas do seguro-desemprego. Programa de proteção ao emprego e à renda, nos moldes originais. Apoio e crédito às micro e pequenas empresas. Ações de solidariedade em prol dos desempregados e das comunidades vulneráveis. Apoio à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5090, pelo pagamento retroativo de rendimentos do FGTS. Apoio ao Projeto de Lei (PL) Nº 3657/2020, que propõe o pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS.

– Defesa da indústria nacional
Apoio às iniciativas pró-reindustrialização do País. Promoção de mais debates ou iniciativas sobre o tema junto às bases.

– Defesa do serviço público e do funcionalismo
Contra a privatização da Eletrobras, dos Correios e de outras estatais estratégicas. Por uma política para a Petrobras e para os bancos públicos baseada nos interesses nacionais e populares. Contra a Proposta de Emenda Constitucional 32/2020 – a PEC da reforma administrativa no serviço público.

– Solidariedade internacionalista
Manutenção da linha de comunicação e participação da Fitmetal no Fórum Social Mundial. Apoio e solidariedade ao povo palestino e ao povo colombiano. Fortalecimento dos laços de amizade com os sindicatos de mineiros e metalúrgicos no mundo (Europa, Ásia-Pacífico, América Latina e Caribe e África).

– Valorização da mulher trabalhadora
Aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2011, para garantir igualdade salarial entre homens e mulheres nas mesmas funções. Campanha sobre a importância das creches para as mulheres trabalhadoras e também para as crianças, com incentivo à criação de creches ligadas às fábricas.

EIXO 2
Pauta sindical

– Unidade do movimento
Apoio à agenda do Fórum das Centrais Sindicais. Participação mais efetiva e qualificada no 3º Congresso da CTB, bem como nas etapas estaduais. Apoio da FITMETAL à união entre a CGTB e a CTB. Mais debates sobre novas fontes de financiamento do movimento sindical.

– Fortalecimento do sindicalismo metalúrgico classista
Buscar novas filiações para a Federação, com foco nas entidades ligadas à CTB e à CGTB. Estudar a viabilidade de fusão da Fitmetal com outras federações cetebistas.

– Saúde dos trabalhadores
Apoio às ações em defesa da saúde e da segurança da categoria metalúrgica. Defesa do SUS. Busca de mais protagonismo metalúrgico em espaços de controle social, como Comissões Intersetoriais de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CISTT), Coletivos de Saúde dos Sindicatos e Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

EIXO 3
Fitmetal e entidades de base

– Comunicação
Apoio às entidades de base que ainda não contam com redes sociais ou trabalho profissional na Comunicação. Promoção de oficinas de comunicação digital. Lançamento de boletim-laboratório, com periodicidade mensal, em parceria com as entidades filiadas de Minas Gerais e a CTB Minas.

– Formação
Lançamento de um Ciclo de Formação para dirigentes sindicais e lideranças de base. Mapeamento, acompanhamento e capacitação especial de lideranças metalúrgicas para as eleições 2022.

– Sindicalização
Lançamento de uma campanha de sindicalização voltada a entidades metalúrgicas. Divulgação das fichas de filiação nas redes sociais dos sindicatos. Promoção de parcerias em benefício aos associados.

– Pautas sociais
Promoção de debates (lives) sobre temas ligados às lutas feministas, antirracistas e anti-homofobia.

Fonte: FITMETAL

Compartilhe nas Redes

Ver outras notícias

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato
TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA
03/10/2023

Eleições de CIPA são acompanhadas de perto pelo Sindicato

O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5

Leia mais
Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial
LEIA A ÍNTEGRA
29/09/2023

Centrais sindicais divulgam nota sobre contribuição negocial

Informações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação

Leia mais

Sindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal