Editorial
Diretoria em foco: Veja a resolução da 29ª Reunião de Direção Executiva da Fitmetal
Confira a resolução da 29ª Reunião de Direção Executiva da Fitmetal, ocorrida em São Paulo, nos dias 16 e 17 de janeiro.
Eleição sem Lula será um atentado à democracia
- A Fitmetal inicia suas atividades em 2018 tendo como primeira tarefa a luta pela ampliação da democracia, cujo palco se dará em Porto Alegre (RS), no dia 24 de janeiro, data na qual o ex-presidente Lula será julgado em 2ª instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A decisão, seja ela qual for, será um momento histórico e definidor das nossas ações para os próximos meses. Faz-se necessária a solidariedade a Lula e a defesa intransigente da democracia, sob o risco de vermos ainda mais retrocessos serem impostos ao povo brasileiro.
- A possível condenação de Lula seria o xeque-mate dos grupos que encamparam o projeto ultraliberal em curso no país, diretamente ligado ao cenário geopolítico internacional, no qual o Brasil, até o advento do golpe, desempenhava um papel divergente em relação aos interesses do imperialismo estadunidense.
- Após 18 meses do golpe liderado pelo consórcio formado por Temer, Cunha, parte do Congresso Nacional, da mídia e do Judiciário, constata-se que a lista de retrocessos é devastadora. No campo macro político, destaca-se a PEC de Contenção dos Gastos Públicos por 20 anos, a Reforma Trabalhista e a Terceirização, além da real possibilidade de implementação da Reforma da Previdência. No cotidiano da população, tais ações se traduzem na alta de preços (como o gás de cozinha, combustíveis e tarifas públicas), no vergonhoso reajuste do salário mínimo, na crise fiscal de diversos Estados, nos alarmantes índices de violência, no desemprego irredutível e em outras mazelas sociais.
- É nesse contexto que o julgamento de Lula se insere, uma vez que o projeto em curso não passou pelo crivo das urnas e tem servido exclusivamente aos interesses mais escusos. Independentemente de quais sejam as candidaturas apresentadas à Presidência da República neste ano, os mais elementares preceitos da democracia precisam ser resgatados com urgência. Uma vez estabelecida essa condição, será necessário direcionarmos nossa atuação política sobre o projeto necessário para que o Brasil volte a gerar empregos e se desenvolva.
- A Fitmetal reafirma, neste início de ano, a necessidade de um projeto nacional que tenha a reindustrialização como princípio inegociável. Nas peças do xadrez geopolítico organizado pelo capitalismo rentista, o Brasil está fadado a um papel secundário, de fornecedor de matérias-primas para as nações desenvolvidas. Essa lógica precisa ser enfrentada e só será revertida a partir de muita organização, convencimento junto a outros setores da sociedade e disposição para a luta, com o objetivo de inaugurarmos em 7 de outubro um novo ciclo político e enterrarmos a aventura golpista na qual nos encontramos.
- Vamos todos a Porto Alegre no dia 24 de janeiro!
São Paulo, 17 de janeiro de 2018
Direção Executiva da Fitmetal
Fonte: Fitmetal
Compartilhe nas Redes