Cerca de 3 mil trabalhadores da Flextronics (Campinas) realizaram paralisação de uma hora antes da entrada ao trabalho, na entrada do primeiro turno nesta sexta (30 de junho). A mobilização, realizada pela diretoria do SindMetal, teve o intuito de colaborar com a Greve Geral marcada pelas Centrais Sindicais que ocorreram em todo o País marcada para este dia.
“Nós decidimos realizar a paralisação na maior empresa de nossa base, a Flextronics, pois tivemos de elencar uma única empresa, uma vez que somos apenas 36 diretores perante mais de 250 empresas em nossa base. Optamos pela maior e assim levar o exemplo para as demais”, explica o presidente José Francisco Salvino – Buiú. Conforme ele explica, a situação para os trabalhadores está cada vez pior com a tramitação no Congresso (e agora no Senado Federal) da nova legislação trabalhista e da previdência. “O Governo golpista do Temer está sucateando nossos direitos conquistados a mais de um século com muito sangue e suor dos trabalhadores, para atender às reivindicações de grupos patronais exploratórios que estão se aproveitando desta enorme crise política para lucrar ainda mais em cima de quem produz as riquezas de nosso País, os trabalhadores”.
Para Buiú, o momento é decisivo para a reflexão, conscientização e mobilização dos trabalhadores. “O projeto está em tramitação final, se não conseguirmos barra-lo agora, estaremos em uma situação análoga a escravidão tamanha são as mudanças que eles propõe.
O presidente explica, ainda, que esta é a terceira mobilização do SindMetal no intuito de alertar os trabalhadores para a precarização do trabalho no Brasil. “No dia 8 de abril estivemos em conjunto com outras entidades em uma caminhada pelo centro do município de Amparo distribuindo materiais que explicavam as mudanças trabalhistas e da previdência. Já no dia 28 de maio, estivemos na Rodovia Campinas-Mogi Mirim (Adhemar de Barros) paralisando os veículos na primeira greve geral. E agora, para a greve geral do dia 30, paralisamos a maior empresa da nosa base, a Flextronics. Esperamos que os trabalhadores ‘acordem’ para os riscos que estamos correndo.
Entenda Melhor o que muda com as Reformas:
(conteúdo em atualização)
O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5
Leia maisInformações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação
Leia maisSindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal