Comparecimento em massa dos trabalhadores associados comprova a união de todos para os próximos desafios
No dia 7 de maio foi realizada a 12ª FESTA DOS TRABALHADORES, evento produzido pelo SINDMETAL, em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho. Cerca de 3 mil pessoas, entre associados e familiares, prestigiaram mais uma vez o evento que, pelo 7º ano consecutivo, é exclusivo para os associados e trabalhadores das fábricas metalúrgicas de Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Serra Negra e Monte Alegre do Sul.
Conforme explica o presidente do SindMetal, José Francisco Salvino – Buiú, a festa se tornou uma tradição na região. “Os trabalhadores já esperam por esse evento que fazemos há 7 anos exclusivamente para os associados.”, conta ele. “Diferente de muitos outros lugares, aqui uma grande parte dos trabalhadores reconhece o nosso Sindicato como combativo, por isso comparece e apoia todas as nossas atividades”, explica o presidente
A Festa dos Trabalhadores é um evento de 5 horas que acontece todos os anos no Amparo Athlético Club, um dos mais antigos e importantes da região, o qual o SindMetal possui uma parceria. “E como em todos os anos, nós realizamos diversos sorteios de prêmios, como utensílios domésticos, aparelhos eletrônicos e a estrela da festa, a moto 0Km”.
(Clique aqui para ver todas as fotos do evento ou continue a ler a matéria)
CHURRASCO 0800
Não são apenas os prêmios que atraem uma verdadeira multidão para a festa. Para os associados que apoiam o Sindicato, é servido um almoço farto com muita carne assada, boi no rolete, um cardápio variado de saladas e acompanhamentos, além de refrigerante e Chopp à vontade. Com fartura, a comida e bebida é servida ao som da dupla Edu & Nando. Estes, que prestigiam o evento todos os anos enriquecendo ainda mais a festa e fazendo os casais se empolgarem todo o dia na dança. Já para as crianças, a Festa reserva um espaço especial com diversos brinquedos e barracas de cachorro-quente, algodão doce, pipoca, e animadores realizando pintura de rosto, distribuindo balões infláveis, além dos palhaços, o Mixirica, também sempre presente na Festa.
A Festa dos Trabalhadores Metalúrgicos do SindMetal é exclusiva para os trabalhadores associados e ocorre todos os anos em Maio, em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho, e ao aniversário da entidade, que acontece no dia 20 do mesmo mês.
TEMPOS SOMBRIOS
Enquanto os pequenos se divertiam no espaço próprio, pais e mães dentro do salão ouvem atentamente os discursos feitos pelos diretores e assessores do sindicato. E o discurso foi realista.
Apesar de todos estarem em uma grande festa, não se podia deixar de falar do que está acontecendo lá fora, em Brasília e que refletirá diretamente no chão de fábrica. A crise, que há tempos era anunciada, dá suas caras. Muitos são os trabalhadores de nossa categoria que perderam o emprego neste ano que nos separa da última Festa. “Se comemoramos, é apenas devido à luta que travamos no dia a dia pela sobrevivência de cada trabalhador e de seu Sindicato”, afirma Joaquim Amorim, assessor político da entidade. Conforme ele explica, o golpe desferido contra a democracia em nosso país, agora começa a deixar claro aos trabalhadores qual eram suas verdadeiras intenções.
“Nós já denunciávamos seu caráter antidemocrático e elitista. Todos os movimentos feitos após a cassação da Presidente Dilma e a posse do Golpista Temer, as mudanças contra o povo estão muito aceleradas. Congelou-se o investimento na saúde e educação por 20 anos, acabaram com a indústria da construção civil, naval, petroleira e tentaram ainda acabar com a indústria da carne.”, disse o assessor.
Ele lembra, também que, não contente com acabar com as bases econômicas dos pais, o grupo elitista busca, e tem conseguido destruir a CLT (Consolidação da Legislação Trabalhista), construída ao longo de dezenas de anos pelos trabalhadores que muito lutaram. “E também tentam por ao chão a Previdência Social, duramente conquistada pelos trabalhadores. Aposentadoria para todos e com ganhos medianamente justos, nunca mais”. A partir de agora, somente com mobilização e união de todos é que conseguiremos barrar esse retrocesso que já está acontecendo”, encerra.
Fonte: Assecom SindMetal com colaboração de Joaquim Amorim
O processo de eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas é regulamentado pela Norma Regulamentadora 5
Leia maisInformações sobre Contribuição Assistencial Aos sindicatos filiados à CTB, Diante da verdadeira campanha de desinformação promovida por meios de comunicação
Leia maisSindicato Dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E Materiais Elétricos
De Jaguariúna, Amparo, Pedreira, Serra Negra E Monte Alegra Do Sul - Sindmetal